Basta de violência contra quem cuida de você

 

No dia 17 de fevereiro, o trabalhador Fábio Benedetti, 50 anos, Oficial de Escola da EMEB Odette Edith P. de Lima, saiu à calçada em frente a unidade, em seu horário de almoço. Abordado por dois homens em uma moto, ouviu o anúncio de assalto. Mesmo desarmado, foi alvejado e morreu, diante da escola.

O que aconteceu com nosso companheiro de trabalho é só mais um capítulo de uma tragédia anunciada! Há muito tempo temos reivindicado mais segurança nas unidades da Prefeitura e são inúmeros os relatos de assaltos, furtos, arrombamentos em unidades, vandalismo e agressões a servidores.

O SINDSERV quer medidas efetivas por parte dos Poderes Públicos para que possamos TRABALHAR EM PAZ!

Lançamos esta campanha para que os trabalhadores públicos possam manifestar todo o medo e receio que têm permeado seus dias. Os educadores, nos HTPCs que terminam próximo das 22h em todas as escolas da cidade, os profissionais da Saúde, vítimas constantes de agressões e assaltos nas unidades, os trabalhadores dos setores administrativos e operacionais, que temem chegar aos seus locais de trabalho e têm seus patrimônios frequentemente furtados, especialmente veículos... Isso sem falar em GCMs e Vigilantes, que atuam cotidianamente para proteger os próprios municipais, mas também são vítimas das más condições de trabalho, do efetivo reduzido e da exposição à ação de marginais.

Os trabalhadores públicos de São Bernardo estão com medo! Suas famílias estão com medo! Não podemos admitir que uma criança tema pelo não retorno de seu pai, de sua mãe, que saiu de casa para atender à cidade! Não podemos admitir que uma mãe passe o dia temendo pela insegurança a que seus filhos estão submetidos.

UMA CAMPANHA DE TODA A SOCIEDADE!

Costumamos dizer que "sem trabalhador público, a cidade para". Esta frase manifesta a importância da função desempenhada por cada um dos servidores que dedicam suas vidas ao bem comum!

Portanto, quando estes trabalhadores são vítimas diretas da violência, toda a sociedade sofre junto!

É por isso que conclamamos às entidades representativas dos trabalhadores de outros segmentos, o movimento popular e as entidades religiosas a se unirem a nós nesta campanha!

ASSINE O MANIFESTO

Estamos produzindo um MANIFESTO PELA PAZ e queremos contar com a adesão de todas as entidades de nossa cidade! Sindicatos, associações de moradores, entidades religiosas, organizações dos movimentos populares e estudantis, enfim, todos os que querem contribuir com a construção de uma cidade onde possamos viver em paz, são convidados a unir esforços conosco!

PRÓXIMOS PASSOS

Várias ações e medidas estão sendo adotadas pela Diretoria do SINDSERV para levar esta campanha a todos os cidadãos de São Bernardo do Campo. Queremos construir um coletivo, que una trabalhadores de nossa base sindical e representantes das entidades que atenderem ao nosso chamado, para que novas ações sejam definidas e para que as propostas sejam encaminhadas coletivamente.

PARA INICIAR OS TRABALHOS, PROPOMOS:

  1. Lançamento da Campanha nas mídias do SINDSERV
  2. Coleta de relatos de trabalhadores vítimas de violência
  3. Discussões com especialistas em segurança pública
  4. Cobrança da responsabilidade da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo em relação ao patrulhamento e ação preventiva através da Polícia Militar, bem como agilidade da Polícia Civil nas investigações e prisões dos responsáveis pela prática destes atos violentos
  5. Discussão com a Secretaria de Segurança Urbana de São Bernardo sobre o papel da GCM e da Vigilância no trabalho de segurança preventiva nos próprios municipais
  6. Reivindicação de realização urgente de concursos públicos para aumento do efetivo de Vigilantes (com retomada das carreiras)
  7. Valorização da carreira e do profissional da GCM, para resgatar a motivação de quem dedica a vida para nos proteger.

Pesquise