Vitória da classe trabalhadora! Estamos mais fortes que nunca!

Depois de 22 dias de muita luta, companheirismo e resistência, a maior GREVE da história dos trabalhadores públicos do Grande ABC chegou ao final, no início da noite de 03 de junho.

Quando o presidente Giovani Chagas, depois da votação, anunciou que a GREVE estava encerrada, foi impossível conter a emoção na Praça Santa Filomena. Em uma das mais belas cenas de demonstração de unidade e de certeza do dever cumprido, centenas de pessoas se abraçaram e choraram.

Mas, se o resultado do acordo aprovado na Assembleia não contempla nossas reivindicações e se a própria Diretoria do SINDSERV afirmou que a contraproposta da Administração não era boa, por que choramos? Choramos porque temos a certeza de que nossa luta foi justa, porque enfrentamos uma máquina poderosa e a desconfiança dos próprios companheiros que, apesar de verem nossa força, não aderiram ao movimento, porque temos a certeza de que demos uma lição de dignidade para nossas famílias, para os munícipes que atendemos todos os dias e, fundamentalmente, para nós mesmos! Choramos porque sabemos que se não fosse por nossa luta, não teríamos NADA na Campanha Salarial deste ano!

E foi por isso que também comemoramos! A cidade sentiu nossa força e nós aprendemos que somos fortes, sim! Nós aprendemos, nesses 22 dias juntos, que sabemos nos organizar, superar as diferenças, sabemos lutar e reconhecer a GRANDE VITÓRIA DA NOSSA CATEGORIA, mesmo sem termos alcançado, ainda, a justa valorização!

"Nós fizemos história! E, a partir de agora, ninguém mais vai ousar dizer que somos desunidos, fracos, que não sabemos fazer GREVE! Ninguém mais vai ousar duvidar da nossa capacidade de luta", completa o presidente Giovani Chagas.

Quem lutou, merece respeito!

Quem fez GREVE e lutou bravamente contra a coação, o assédio e a desconfiança, sabe que vencemos! Quem ocupou a Câmara e resistiu durante sete dias, sabe que vencemos! Quem assistiu à verdadeira aula de democracia, organização e consciência de classe, sabe que vencemos! É lógico que sempre haverá aquele que prefere depreciar e menosprezar a luta coletiva, mas até mesmo esse sabe, lá no fundo, que vencemos!

Já foi dito que a contraproposta aprovada não contempla todas as nossas reivindicações, mas, precisamos fazer algumas considerações importantes:

• Inflação será reposta integralmente

Tanto a do período compreendido entre 2014/15, quanto a de 2015/16, serão repostas, integralmente em março do ano que vem. Isso é importante, pois como todos sabemos, 2016 é ano de eleição municipal, e a Lei Eleitoral impõe uma série de limitações às campanhas salariais.

• Pagamento em duas matrículas

Os trabalhadores e trabalhadoras com duplo vínculo com a PMSBC, ou seja, aqueles que possuem duas matrículas, receberão os abonos em ambas, tanto o de R$1.554,32, que deve ser pago neste mês, quanto os referentes à "cesta de Natal", que serão pagos em dezembro de 2015 e de 2016.

• Luta por valorização continua!

Nossa luta não se encerra com o fim da Campanha Salarial! Continuaremos lutando para que os trabalhadores públicos de São Bernardo sejam realmente valorizados! Temos ações importantes tramitando na Justiça e, em breve, vamos anunciar novas conquistas! Além disso, sabemos que agora, fortalecidos pela GREVE, nossa luta vai se dar em um novo patamar de organização!

Solidariedade

Criamos um Fundo de GREVE para auxiliar àqueles companheiros e companheiras que estão encontrando dificuldades por causa dos cortes nos salários. Mesmo sabendo que na próxima semana os valores serão devolvidos, estamos em plantão na nossa sede, no horário comercial.

Apoios

Mais uma vez, temos que agradecer a dezenas de entidades que caminharam conosco nesta GREVE, especialmente aos sindicatos filiados à CUT - Central Única dos Trabalhadores - que nos apoiaram nas negociações, na pressão e na orientação nos momentos mais difíceis!

Obrigado!

Nós queremos agradecer a todos os funcionários e prestadores de serviços do nosso Sindicato que, durante a GREVE não mediram esforços para nos apoiar e lutar conosco neste momento tão importante! Sem vocês, teria sido muito mais difícil! Valeu pelo exemplo de comprometimento!