SINDSERV se prepara para Campanha Salarial de 2015

Durante todo o dia 18 de novembro, membros da Diretoria Executiva, do Conselho de Representantes do SINDSERV e dos Comitês Sindicais de Base participaram de um seminário sobre a LOA 2015 (Lei Orçamentária Anual) de São Bernardo do Campo.

O Diretor do Departamento de Planejamento e Acompanhamento da Execução Orçamentária do município de Itu e jornalista, Israel Evangelista Borges de Oliveira, foi quem ministrou o encontro. "Apresentamos o maior número possível de informações com referência ao planejamento, à execução do orçamento e espero que o SINDSERV possa utilizar essas informações, isso é muito importante e indico que façam mais consultas, entrem nos sites de outras prefeituras e comecem a se aprofundar no tema, são informações importantes que fazem parte e determinam o nosso dia a dia enquanto cidadãos", disse ele.

O Presidente do SINDSERV, Giovani Chagas, afirma que, com esse seminário, os dirigentes sindicais estarão mais preparados para a negociação da Campanha Salarial de 2015, "Não dá para a direção sindical planejar uma campanha salarial apenas pelo 'achismo', temos que ter conhecimento do orçamento, da arrecadação, das despesas, temos que agir com responsabilidade e seriedade, não podemos criar falsas expectativas na categoria, temos que saber quanto o governo estima arrecadar e como prevê gastar. Desta forma poderemos, como Sindicato Cidadão, fiscalizar, mostrar para a categoria que se estivermos mobilizados e unidos, podemos sim fazer uma boa campanha salarial com conquista que, de fato, melhore a vida de todos".

A LOA é a materialização das ações do governo que foram planejadas no PPA (Plano Plurianual) e priorizadas na LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias).

No mês de junho deste ano, Israel havia ministrado outro seminário para o SINDSERV, no qual explicou, detalhadamente, o sistema orçamentário brasileiro, que envolve o PPA, peça de planejamento para quatro anos; a LDO que estabelece, no cenário orçamentário, o que será executado e a LOA que executa o que foi estabelecido.

O SINDSERV atua na luta pelos direitos dos trabalhadores e prepara seus dirigentes sindicais para uma atuação cada vez melhor.

Pesquise