Reunião com o Prefeito marca início das negociações

A Diretoria do SINDSERV se reuniu nesta quinta-feira (02/03), com o Prefeito de São Bernardo do Campo, para entregar oficialmente a Pauta de Reivindicações da Campanha Salarial de 2017, aprovada em assembleia da categoria por unanimidade. 

O Prefeito manteve o discurso de que não é possível qualquer tipo de incremento na folha de pagamento, já que, herdou contas a pagar, e afirmou que as reivindicações são insensatas, dada a atual situação das finanças do Município. Para corroborar o seu discurso, ele apresentou uma planilha que, teoricamente, apresenta o incremento de gastos que seria consolidado, caso fossem atendidas as reivindicações dos trabalhadores.
No entanto, as reivindicações pautadas pela categoria têm como sustentação, estudo feito pelo DIEESE, que por sua vez, tem como base de dados o Banco Central do Brasil, Tesouro Nacional, Relatório de Gestão Fiscal de São Bernardo do Campo, IBGE, dentre outras que indicam a possibilidade financeira para o reajuste.

Contradição
O Prefeito informou que a projeção para o segundo semestre é de crescimento da economia local. Além dos apontamentos, instituições financeiras declararam, em reunião com o Prefeito, que pretendem ampliar linhas de crédito para reaquecer a indústria e o comércio instalados na cidade.
Agora é estar preparado para o enfrentamento, o prefeito insiste no discurso de Ad Misericordiam, mas nossa diretoria já está preparada para este debate, “fizemos um levantamento de todo o orçamento da cidade e estamos cientes do crescimento da receita do município”, ressalta José Rubem.

Vitória da Classe
Mesmo já dando a prévia de como será o posicionamento da administração, Morando diz: “Reconheço esta diretoria do SINDSERV como representante legítima dos funcionários públicos municipais”, a partir disso, ficou acertada a continuidade da mesa permanente de negociação, conquista da categoria em acordo coletivo de anos anteriores. Para tanto, será instituída uma comissão paritária entre sindicato e administração, onde serão indicados 5 (cinco) membros de cada parte para a negociação.
O Prefeito ainda completa: ”Fizemos essa primeira reunião em que tiramos como encaminhamento, instituir cinco representantes de cada lado para manter a Mesa de Negociação Permanente, visando melhorar a qualidade de trabalho dos funcionários públicos. (...) Essa Mesa tem como objetivo aprimorar e diminuir a distância entre administração e funcionalismo público”, e para além disso, ele ainda se comprometeu em participar das negociações, sempre que possível.
Os nomes que irão compor a mesa deverão ser publicados no dia 10 desse mês.
Esse primeiro encontro foi crucial para marcar a defesa que o sindicato irá fazer da pauta aprovada e os trabalhadores serão fundamentais para o avanço das discussões. A próxima reunião deve ser realizada já na próxima semana.

Veja matéria sobre o orçamento: http://www.sindservsbc.org.br/en/noticias/especiais/campanha-salarial-2017/1654-apesar-da-crise-cidade-cresceu-2-8-em-2016.html

Pesquise