Mês da Consciência Negra no SINDSERV

O SINDSERV preparou uma série de atividades para lembrar, refletir e organizar a luta no combate ao racismo. Durante o mês de novembro, vamos realizar e participar de diversos eventos em homenagem a Zumbi dos Palmares, Herói Nacional e símbolo da luta dos negros e negras.

Entre estes eventos, está a Marcha Nacional das Mulheres Negras -  Contra o Racismo, a Violência e pelo Bem Viver, uma articulação de centenas de entidades dos movimentos sindical e popular de todo o Brasil.

No dia 18 de novembro, na nossa Sede, vamos receber Ramatis Jacino, Doutor pela Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da USP e ex-presidente do Inspir: Instituto Sindical Interamericano pela Igualdade Racial. Na oportunidade, além de uma palestra, também será feito o lançamento do livro "Transição e Exclusão - O Negro no Mercado de Trabalho em São Paulo", o novo livro de Ramatis Jacino, resultante de pesquisa de seu doutorado. A base do estudo, que durou quatro anos, foi a pesquisa de mais de 43 mil boletins de ocorrências emitidos entre 1912 e 1920, além de jornais, processos e outros documentos do período, encontrados no Arquivo do Estado de São Paulo. Ramatis Jacino também é autor do Livro "O Branqueamento no Trabalho".

Já no dia 20 de novembro, Dia de Zumbi dos Palmares, teremos a Festa do Comitê Sindical dos Aposentados, com palestra do senhor Wilson, presidente da AMA - Associação dos Metalúrgicos Aposentados. Ele vai falar sobre o legado de Zumbi e a luta dos trabalhadores contra o racismo.

SERVIÇO:

capaPALESTRA E LANÇAMENTO DO LIVRO "TRANSIÇÃO E EXCLUSÃO - O NEGRO NO MERCADO DE TRABALHO EM SÃO PAULO", do Dr. Ramatis Jacino.

Sorteio de livros do autor

18 de Novembro - 18h30

Local: SINDSERV - SBC - Rua Caetano Zanella, 90 - Centro - São Bernardo do Campo. Contato 4345-1444.

FESTA DO COMITÊ SINDICAL DE BASE DOS APOSENTADOS E PALESTRA SOBRE O LEGADO DE ZUMBI DOS PALMARES, com Sr. Wilson, presidente da AMA-ABC

20 de novembro - Dia do Herói Zumbi dos Palmares e Dia da Consciência Negra

Local: CCS Clube