Auxiliares de Limpeza: SINDSERV cobrou e EPIs chegaram!

Reivindicamos qualidade nos itens e melhoria nas condições de trabalho!

O Departamento de Saúde e Segurança do Trabalhador do SINDSERV tem promovido intervenções cotidianas para promover a melhoria das condições de trabalho dos Auxiliares de Limpeza.

Depois de vistorias e atendimentos a trabalhadores, especialmente da Educação, ficou constatada a inexistência de EPIs - Equipamentos para Proteção Individual - e EPCs - Equipamentos de Proteção Coletiva.

A intervenção do Sindicato forçou a Administração a adquirir os equipamentos, que começaram a ser distribuídos ainda em 2015. Lamentavelmente, a qualidade dos produtos não atende às normas técnicas, e o Sindicato já solicitou a substituição, assim como a aquisição de produtos para que os trabalhadores desempenhem suas funções.

Outro ponto importante na ação do SINDSERV é a cobrança de realização imediata de concurso público para Auxiliares de Limpeza. Este é um dos cargos que mais sofreu com terceirizações e, ainda assim, há defasagem de profissionais, com consequente acúmulo de trabalho.

Em visita aos Auxiliares, neste início de ano, nos deparamos ainda com outra questão: muitos não têm por hábito informar acidentes ocorridos durante o trabalho! O preenchimento do CAT é um direito de todo trabalhador e deve ser preenchido pelo superior. Se o trabalhador tiver dificuldade ou dúvida, deve entrar em contato com o nosso Departamento de Saúde e Segurança do Trabalhador, imediatamente.

COMPROMISSO ANTIGO

Os trabalhadores e trabalhadoras do apoio sempre receberam atenção especial por parte do nosso Sindicato. A luta pela melhoria nas condições de trabalho, salário e sociais é antiga, e já rendeu importantes frutos.

Algumas conquistas merecem ser relembradas: elevação do piso salarial em 105%, atendimento às vítimas de assédio moral e a extensão de direitos que eram exclusivos aos estatutários, como redução da jornada de 44 para 40 horas semanais, direito ao acompanhamento de filhos em tratamento de saúde, igualdade de período na licença nojo, entre outros.

PROGRAMA HABITACIONAL ATENDEU QUEM RECEBE O PISO

Outra conquista do Sindicato para os Auxiliares de Limpeza e demais trabalhadores com salários abaixo de R$1.600,00, foi a inclusão desta faixa de renda no Programa Habitacional do SINDSERV, em parceria com o MSTL.