Assédio moral na mira do nosso Departamento de Saúde

assédioO Departamento de Saúde e Segurança do Trabalhador do SINDSERV teve atuação destacada no ano de 2015. Entre dezenas de atendimentos e visitas técnicas aos setores, o DSST atuou diretamente em situações relacionadas a Reabilitação e Readaptação Profissional, Caracterização das Doenças Profissionais e Doenças do Trabalho, preenchimento de CAT - Comunicado de Acidente de Trabalho, encaminhamento e acompanhamento ao CEREST e atendimento a vítimas de assédio moral, além do auxílio à CIPA, seja na formação dos cipeiros ou no acompanhamento de vistorias.

ASSÉDIO MORAL

O DSST promoveu algo, inédito no serviço público de São Bernardo: a comprovação e o preenchimento de CAT por adoecimento psicológico em virtude de assédio moral.

Em virtude do grande número de denúncias, o SINDSERV vai tomar novas medidas contra este mal, que tem afetado tantos trabalhadores.

Em 2013, após muita demanda das diversas secretarias, principalmente da Educação, conquistamos uma Lei Contra o Assédio Moral, na Campanha Salarial. O desafio, agora, é incentivar os trabalhadores a utilizá-la.

O SINDSERV também considera que esta Lei precisa de adendos que tornem mais evidentes os mecanismos de punição dos assediadores, além de comprometer a Administração em uma grande e permanente ação preventiva.

Pesquise