Inscrições para eleições da CIPA já estão abertas

As inscrições para candidatos à CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, gestão 2017-2018, podem ser feitas entre os dias 11 de setembro a 05 de outubro. As eleições devem ocorrer no período de 23 a 30 de outubro.

As inscrições deverão ser efetuadas pelos próprios candidatos, de forma individual, através da home página da prefeitura de São Bernardo “http://www.saobernardo.sp.gov.br/web/sbc/cipa”, onde estará disponível o formulário de inscrições 24h por dia durante este período.
O servidor interessado também pode inscrever-se pessoalmente comparecendo das 8h30min às 17h00min, na Seção de Segurança do Trabalho – S.A 431, RH da prefeitura, localizada na Praça Samuel Sabatini, 50 – Paço Municipal– Centro de São Bernardo.

O SINDSERV considera fundamental a participação da categoria neste espaço de prevenção e garantia do trabalho decente. Há vários anos que nosso Sindicato realiza um Curso Preparatório para os Cipeiros eleitos. Por isso, participe!

PARA QUE SERVE A CIPA

Segundo a NR 5 do Ministério do Trabalho, o objetivo da CIPA é "observar e relatar as condições de risco no ambiente de trabalho e solicitar medidas para reduzir até eliminar os riscos existentes e/ou neutralizar os mesmos". Portanto, sua missão é preservar a saúde física, mental e integridade física dos trabalhadores, tornando compatível o trabalho com a preservação da saúde.

A CIPA busca evitar os acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, agindo na antecipação e eliminação dos riscos.

Para atingir seus objetivos, a CIPA trabalha com decisões em consenso e deve estabelecer uma relação de diálogo e conscientização com entre os trabalhadores. Busca, de forma criativa e participativa, opinar na forma como os trabalhos são realizados, objetivando sempre melhorar as condições de trabalho no ambiente, visando à humanização do trabalho e conseqüente melhoria nas condições de trabalho.

FUNÇÃO DO CIPEIRO

O traço mais marcante do cipeiro é saber ouvir. É ter sensibilidade para escutar e avaliar TODAS as sugestões ou reclamações que lhe forem passadas. As sugestões que tiverem nexo com a realidade deverão ser levadas para a reunião ordinária. É na reunião ordinária que o problema pode encontrar uma solução. É onde o pensamento coletivo faz a diferença.

O cipeiro precisa saber resolver o que é mais importante primeiro. Precisa aprender a desenvolver um sequencia lógica nos trabalhos, de forma que consiga realizar sua função profissional, sem deixar de lado seu trabalho de cipeiro.

ESTRUTURA

Uma das lutas do SINDSERV e dos cipeiros é pela garantia de uma estrutura mínima de trabalho, incluindo a disponibilização de veículos para vistorias e a contratação de engenheiros e técnicos de segurança no trabalho.

Com informações da Imprensa Oficial do município.