Dia do Trabalhador: CUT e centrais sindicais realizam 1º de Maio Unificado em 2014

"Tema deste ano é a comunicação; evento terá diversas atividades no Vale do Anhangabaú, região central da capital paulista"

O Dia Internacional do Trabalhador 2014 será comemorado no Vale do Anhangabaú com um grande evento preparado pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB) e pela Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB).

Com o tema "Comunicação: o desafio do século", as atividades terão início às 10h e se estenderão até por volta das 20h, no Vale do Anhangabaú, centro da capital, com atos político e inter-religioso, apresentação teatral e shows com artistas como Belo, Paula Fernandes, Leci Brandão, Pixote, Michel Teló e Péricles, entre outros.

"O dia 1º de Maio é a data mais importante da classe trabalhadora. Mais que comemorar as conquistas, é um momento para refletirmos sobre os próximos desafios e a união das centrais significa força e disposição para enfrentarmos esses desafios", afirmou o presidente da CUT São Paulo (CUT/SP), Adi dos Santos Lima.

Para o dirigente, a escolha do tema comunicação veio da necessidade de se aprofundar o debate sobre o assunto. "Precisamos intensificar a luta pela comunicação como um direito humano, garantido pela Constituição Federal, e pela necessidade urgente da democratização da mídia para garantir a pluralidade de idéias e a consolidação da democracia no Brasil".

Como acontece há cinco anos consecutivos, as comemorações do Dia do Trabalhador/a organizadas pela CUT vão além do evento do dia 1º de Maio. Iniciadas em março, as atividades, todas ligadas ao tema central, envolvem a realização de oficinas, seminário internacional, concurso de fotografia, torneio de futsal e, este ano, a comemoração dos 30 anos de fundação da CUT São Paulo, a serem completados em 29 de abril.

Oficinas regionais – Foram realizados debates em todas as 19 Subsedes da CUT/SP espalhadas pelo estado, incluindo a capital, no período de 13 de março a 17 de abril. As discussões destacaram O Novo Marco Regulatório para a Democratização dos Meios de Comunicação no Brasil; Internet: Marco Civil e as Redes Sociais; e Estratégias de Comunicação e Experiências do Movimento Sindical.

Seminário internacional – No dia 28 de abril, ocorreu o Seminário Sindical Internacional no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC (Rua João Basso nº 231, Centro – São Bernardo o Campo), que contou com a presença de representantes internacionais e nacionais, além de representantes da Executiva da CUT Nacional e Estadual. Entre os nomes confirmados estão Franklin Martins, ex-ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República; o deputado federal Alessandro Molon (PT) e Pablo Capilé, do coletivo Fora do Eixo.

Em três mesas, os participantes debateram o novo marco regulatório e marco civil da internet, além de narrativas independentes sobre jornalismo e ações de comunicação. O evento foi reservado a dirigentes sindicais e convidados.

Concurso de fotografia – A primeira atividade da programação foi o lançamento do Concurso de Fotografia Prof. Carlos Ramiro, com o tema Trabalho Decente. Os autores das três melhores fotos, nas categorias amador e profissional, foram anunciados no dia 29 de abril, durante evento de comemoração dos 30 anos da CUT São Paulo. (veja a seguir). No mesmo dia, foi inaugurada exposição com os 20 trabalhos (10 de cada categoria) mais votados pelos internautas.

Torneio de Futsal – Bancários, químicos, servidores, petroleiros e calçadistas são algumas das categorias que disputam as últimas etapas da fase regional do Torneio de Futsal Prof. Carlos Ramiro – denominação em homenagem ao ex-professor e ex-dirigente da CUT/SP, que faleceu em setembro de 2013. Iniciada em março, em parceria com o SESI, a competição teve sua final no dia 27 de abril, no Ceret Tatuapé (Rua Canuto de Abreu, s/nº), com show do Grupo Nuwance.

Aniversário da CUT São Paulo – No dia 29 de abril, a CUT/SP completou 30 anos de fundação e a data foi comemorada com um evento, no Sindicato dos Químicos de São Paulo, mesmo local onde funcionou sua primeira sede. Além do encerramento do Concurso de Fotografia e inauguração da exposição, foram prestadas homenagens aos ex-presidentes da Central. O Sindicato dos Químicos de SP fica na Rua Tamandaré, 348, Liberdade.

Dia do Trabalhador – O Vale do Anhangabaú será o palco de diversas atrações no dia 1º de Maio, a partir das 10h, com um ato inter-religioso, seguido de espetáculo teatral contando a história da comunicação no Brasil. Às 16h haverá ato político-social das Centrais Sindicais CUT, CTB e CSB e, várias atrações musicais como Sampa Crew, Art Popular, Leci Brandão, Maria Cecília & Rodolfo, Pixote, Paula Fernandes, Michel Teló, Belo e Péricles & Banda.

As comemorações também ocorrerão na zona sul paulistana, no Parque das Árvores (Avenida do Arvoeiro, altura do nº 395), em Cidade Dutra, com prestação de diversos serviços de saúde, beleza e cidadania à população, além de parque infantil, contação de histórias e cinema. No palco, entre outras atrações, estarão a banda de reggae Ponto de Equilíbrio, a cantora Paula Lima e o rapper GOG.

Hot site – os detalhes da programação e outras informações estão disponíveis no hot site www.1demaiocutsaopaulo.com.br


1º de Maio

10h às 20h – Comemoração do Dia do Trabalhador (a) da CUT, CSB E CTB

Vale do Anhangabaú, região central da capital paulista (Metrô Anhangabaú e São Bento)

A partir das 9h – Comemoração do Dia do Trabalhador (a) na Zona Sul

Parque das Árvores – Avenida do Arvoeiro, altura do nº 395 –– Cidade Dutra – São Paulo/SP

Fonte: CUT - www.1demaiocutsaopaulo.com.br/

Pesquise