2016: perspectivas e desafios

Fortalecer a entidade, avançar nas conquistas e na organização da categoria

2016 promete ser um ano intenso. A conjuntura política, que certamente não terá trégua, nem parada de final de ano, deve se intensificar, colocando projetos antagônicos em plena disputa.

O SINDSERV, enquanto entidade filiada à CUT, fará parte deste debate, defendendo a democracia, um modelo econômico e de desenvolvimento que priorize a classe trabalhadora e um ajuste fiscal que cobre dos ricos o preço pela crise.

Defendemos o avanço nas conquistas sociais e a manutenção de programas e projetos que tiraram milhões de famílias da miséria.

Queremos a ampliação de investimentos em programas como o Minha Casa, Minha Vida, que permitiu a disponibilização de 650 apartamentos para os sindicalizados ao SINDSERV. Na Faixa 1 do MCMV, por exemplo, 153 famílias atendidas através de nossa parceria com o MSTL farão parte de um empreendimento já aprovado, com terreno comprado no Bairro Cooperativa. Nesta faixa, as famílias pagam 5% da renda mensal durante dez anos. Como o limite de renda é de R$1.600,00, serão mensalidades de, no máximo, R$80,00. Ou seja, o apartamento de dois dormitórios, com elevador, áreas comuns como lavanderia popular, creche, padaria comunitária, salão de festas e playground, custará R$9.600,00 para estas famílias!

REPOSIÇÃO EM MARÇO

Não bastasse a instabilidade política, que agrava a crise econômica, a onda irresponsável de boatos que circula nos corredores leva apreensão aos trabalhadores da PMSBC.

Primeiro, disseram que não haveria pagamento do abono de Natal. Foi pago no dia 11, inclusive nas duas matrículas de quem mantém duplo vínculo.

Depois, disseram que o 13º não seria pago. O pagamento acontece hoje, 15 de dezembro, sem nenhum problema.

Agora, dizem que a reposição da inflação, parte do acordo aprovado pela categoria na Assembleia que pôs fim à GREVE, também não será pago. Este acordo foi transformado em Lei Municipal (6400/15) que nos garante a reposição em março, com previsão aproximada de 18% para todos os trabalhadores. O SINDSERV está vigilante! Estamos preparados para a luta e não vamos admitir nenhum tipo de retrocesso! Por enquanto, o que há, de fato, é a irresponsabilidade de quem espalha boatos, mas, insistimos que estamos vigilantes e preparados para a luta!

DESAFIOS PARA O NOVO ANO

Pautado pelo princípio do respeito à diversidade de ideias e com o compromisso de agir com responsabilidade, o SINDSERV está preparado para enfrentar os principais desafios previstos para 2016:

• Continuar a construção de um Sindicato forte, autônomo, moderno, democrático e de luta.

• Manter, fortalecer e ampliar os Comitês Sindicais de Base.

• Continuar a luta contra as terceirizações e pela abertura de concursos públicos.

• Manter e ampliar nosso PROGRAMA HABITACIONAL.

• Continuar a luta pela equiparação dos pisos salariais entre celetistas e estatutários.

• Manter, fortalecer e ampliar o Departamento de Saúde e Segurança do Trabalhador.

• Continuar a luta para que a reposição integral e automática da inflação seja transformada em Lei Municipal, para garantir a manutenção do poder aquisitivo.

• Continuar a luta pela valorização de nossas carreiras, fortalecendo a luta por um Plano de Cargos, Carreiras e Salários JUSTO, que considere o tempo de serviço e a elevação da educação formal.

• Manter e ampliar a luta por PLANO DE SAÚDE DECENTE PARA TODOS, com ampla participação dos funcionários, sem segregação em função do plano escolhido.

• Lutar pela implantação do CARTÃO SERVIDOR CIDADÃO, in- cluindo todos os aposentados (com e sem paridade).

• Em respeito ao princípio de Sindicato Cidadão, vamos manter e ampliar as atividades culturais e esportivas na entidade, como festas, passeios e palestras.

• Manter e ampliar o CLUBE DE VANTAGENS, firmando novos convênios.

• Manter e ampliar os CURSOS de formação sindical e aperfeiçoamento profissional.

• Fortalecer o trabalho do nosso Departamento Jurídico, ampliando o atendimento para as Varas Cíveis, Criminais e de Família. Promover o Atendimento Jurídico Itinerante.

• Manter, ampliar e aperfeiçoar nosso trabalho contra todo tipo de discriminação.

• Manter, ampliar e aperfeiçoar o espaço de participação dos APOSENTADOS.

• Ampliar nossa Sede, criando um centro de formação, ampliando o espaço de convivência com ACESSIBILIDADE e conforto para todos os trabalhadores.

• Lutar contra a precarização nas relações de trabalho, em especial combatendo o PL 4330, que amplia a terceirização e reduz direitos dos trabalhadores.

• Combater qualquer forma de assédio moral, exigindo a punição de assediadores e a criação de programas oficiais de combate a esta prática.

REFLEXÃO

AMANHÃ - Guilherme Arantes

Amanhã será um lindo dia

Da mais louca alegria