Curso de Promotoras Legais começa no dia 15

12º CURSO DE PROMOTORAS LEGAIS POPULARES DE SÃO BERNARDO DO CAMPO – 2016

Conhecimento dos Direitos e Estímulo à Autonomia das Mulheres

PLPEstes são alguns dos propósitos para a realização do Curso de Promotoras Legais Populares, que existe em vários municípios do Estado de São Paulo há mais de 20 anos. Em SBC, trazido por iniciativa de diversas organizações de mulheres da sociedade civil, já está no 12 º ano de realização e é oferecido à todas as mulheres – de preferência acima dos 16 anos- de forma gratuita.

Este projeto visa promover o empoderamento e a autonomia das mulheres, a conquista da igualdade de gênero, o conhecimento das ferramentas para ter acesso aos seus direitos, assim como conhecer a história das lutas das mulheres para conquistar estes direitos e para romper com todas as formas de opressão de gênero e das outras diferentes discriminações impostas à elas. Entre os conteúdos tratados estão a construção histórica da desigualdade de gênero, conquistas dos movimentos feministas e de mulheres, com suas lutas, divisão sexual do trabalho, direitos em diferentes áreas inclusive sexuais e reprodutivos, políticas públicas, laicidade, entre outros conteúdos.

O 12º Curso de Promotoras Legais Populares começa dia 15 de março, e terá encontros todas as terças até o final de agosto. As aulas são a partir das 18 horas e ocorrerão na Câmara Municipal de SBernardo do Campo, no Auditorium (plenário do prédio antigo) na Praça Samuel Sabatini, s/n.

Em 2016 várias organizações da sociedade civil e do poder público estão partilhando a coordenação, as ONGS são: Entre Nós-Assessoria, Educação e Pesquisa em Gênero e Raça, Fazendo o Bem, Instituto Vida – Direitos Civis e Ecológicos, Marcha Mundial das Mulheres; do poder público a Escola da Defensoria Pública.

No Estado de São Paulo o Projeto é Coordenado, desde 1992, pela União de Mulheres de São Paulo, o Instituto Brasileiro de Advocacia Pública- IBAP e o Movimento do Ministério Público Democrático-MMPD. Os Cursos de PLP nos municípios seguem uma Carta de Princípios com os objetivos gerais e um programa básico do curso.

A realização deste projeto é totalmente voluntária, tanto das entidades que organizam quanto das /dos especialistas convidadas/os à ministrarem as aulas.

Organização e programação do Curso em 2016:

Em 2016 as organizações parceiras na Coordenação realizarão o Curso na Câmara Municipal de SBCampo, no Auditorium, Praça Samuel Sabatini, s/n, no Centro de SBCampo.

A programação das aulas irá de 15 de março à 30 de agosto, com 01(uma) aula semanal de três horas, sempre nas terças feiras, das 18 hs às 21 hs.

As fichas de inscrição podem ser enviadas por email para a coordenação do Curso:

Pelo email O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Ou ser impressa e entregue no seguinte endereço:

ONG Fazendo o Bem – Av. Vergueiro, 578, de segunda à sexta das 09 às 17 horas.

Pesquise