ESCLARECIMENTO PÚBLICO

O SINDSERV, por meio desta nota, lamenta profundamente a perda da vida de um jovem em acidente ocorrido com veículo oficial da prefeitura na madrugada de sábado (25), no cruzamento entre a Rua Marechal Deodoro e a Rua Dr. Fláquer.

Viemos aqui esclarecer que o condutor de trânsito envolvido não é servidor público de carreira (concursado) da prefeitura de São Bernardo do Campo, mas um trabalhador de empresa terceirizada que presta serviço à prefeitura (Consladel).

Não queremos fazer juízo de valor, porém a mídia não tem divulgado que esse empregado pertence a uma empresa terceirizada que utiliza veículos e uniforme idênticos aos servidores públicos concursados que atuam como agentes de trânsito, o que tem provocado muitos problemas e confusões porque os munícipes não sabem quem são servidores públicos e quem são empregados terceirizados.

Mais uma vez enfatizamos a necessidade de mais concursos públicos em São Bernardo do Campo, pois a terceirização por reduzir os custos, precariza o trabalho, não dá toda a estrutura necessária aos trabalhadores e gera confusão entre os munícipes.

Ressaltamos que a terceirização é boa apenas para o patrão! Entendemos que todos os trabalhadores merecem respeito, condições de trabalho e valorização independente de seu regime de contratação, porém a forma nociva de exploração de trabalho utilizada pelos regimes de terceirização é prejudicial a todos.

O SINDSERV vai procurar os representantes da Administração Municipal para discutir a necessidade de ter uma diferença nos veículos e uniformes utilizados pelos trabalhadores de empresas contratadas para que não seja confundido com um servidor de carreira da cidade, até porque recebemos queixas de servidores públicos que são agentes de trânsito e estão sendo hostilizados na rua por munícipes.