Assembleia elege Comissão Eleitoral para as eleições em agosto

Na noite de 20 de julho, com primeira chamada às 18h30 e segunda chamada às 19h, dezenas de trabalhadores públicos elegeram os membros da Comissão Eleitoral das eleições que ocorrerão nos dias 17 e 18 de agosto.

Foram eleitos: Edilson Alves Malaquias, Josué Fernandes de Andrade, Denise Pereira Silva e Vera Lúcia de Oliveira, que junto com o Ministério Público e com as representantes de cada chapa inscrita, Cássia Tochetto (Chapa 1) e Rose Foltran (Chapa 2), mais os advogados, vão conduzir esse novo processo eleitoral.

Também estavam presentes na Assembleia os representantes José Freire, da CUT ABC, Claudio, da CONLUTAS e Wanda, da Intersindical.

Eleições

Nos dias 17 e 18 de agosto, os trabalhadores públicos de São Bernardo do Campo, ativos e aposentados, irão eleger a diretoria que deverá conduzir a entidade pelos próximos quatro anos.

A conciliação realizada na sede do Ministério Público encerrou as ações judiciais seguindo o acordo celebrado entre o Sindicato, o Ministério Público do Trabalho e os representantes das chapas 1 e 2 concorrentes nas eleições anteriores, no dia 24 de junho de 2016.

O edital de convocação para as eleições foi publicado no dia 13 de julho. Da sua publicação, as chapas tiveram cinco dias úteis para se inscrever.

O Sindicato reafirmou o compromisso de oferecer todos os recursos necessários para que o pleito mais uma vez seja realizado conforme acordo firmado entre as partes, com lisura, democracia e respeito mútuo, sob coordenação e arbitragem do MPT que deverá fazê-lo com igualdade de tratamento e imparcialidade para que a vontade da categoria seja respeitada, preservando a autonomia da entidade sindical.

Os votos para as eleições da nova Diretoria do SINDSERV serão colhidos por meio de 18 (dezoito) urnas fixas que funcionarão das 7h às 20h, de acordo com o funcionamento da repartição, nos locais indicados na tabela ao final do texto.

Caso haja empate entre as Chapas concorrentes, haverá uma nova Eleição, conforme previsto no artigo 122 do Estatuto, que será realizada nos dias 31 de Agosto e 1º de Setembro de 2016, com as mesmas urnas fixas, bem como, mesmos horários e locais definidos no Edital de Convocação e no Edital aditivo que será publicado até o dia 10 de agosto de 2016.

Considerando o acordo celebrado e ratificado com o Ministério Público do Trabalho, para atender os princípios democráticos e assegurar a maior lisura do processo eleitoral, confira a seguir as seguintes informações que são de interesse de todos os eleitores.

1) Eleições nos dias 17 e 18 de agosto de 2016, das 07h às 20h, de acordo com o funcionamento da repartição. O Sindicato oficiará a Prefeitura solicitando que seja garantido a instalação da mesa coletora até as 20h e publicará edital aditivo até o dia 10/08/2016 informando eventual alteração do horário de coleta de votos em cada local de votação. No mesmo prazo será disponibilizada no site do sindicato a relação de votantes (aptos) conforme acordado.

2) As eleições serão eletrônicas, mediante o sistema desenvolvido pelo MPT/PRT 7.ª Região.

3) O Sindicato pedirá a liberação dos eleitores ao Prefeito.

4) Identificação do eleitor: documento oficial com foto devendo ser utilizado RG, ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH), ou CTPS, ou Passaporte ou identidade profissional.

5) A coordenação das eleições será realizada pelo MPT, sem prejuízo das atribuições da Comissão Eleitoral e do Sindicato nos termos do Estatuto e do que fora acordado com os interessados.

6) O Sindicato disponibilizará no mínimo 5 urnas físicas (de lona) para os casos de eventual falha no sistema ou necessidade que não possa ser suprida com eficácia pelo sistema eletrônico. O MPT decidirá, após ouvida a Comissão Eleitoral, sobre a real necessidade da utilização das urnas físicas, nas situações concretas. Todos os votos colhidos e apurados por meio das cédulas respectivas, nos termos do Estatuto Sindical. Caso haja votação em urnas físicas, os votos serão colhidos em separado.

7) As numerações das chapas inscritas como "01" e "02" nas eleições anteriores ficam preservadas, passando a numeração de eventual nova chapa inscrita a receber a numeração a partir do número "03" e assim sucessivamente.

8) Boca de Urna: Não será permitida a boca de urna nas proximidades dos locais de votação nem no perímetro de 50 metros da localização das urnas, observando-se o bom senso e os meios pacíficos.

9) Utilização de crachás, camisas e bótons: fica liberado, com exceção dos mesários.

10) Utilização de faixas, cartazes e similares: não serão permitidos nos locais de votação nem no perímetro de 50 metros de localização das urnas.

11) Apuração: será imediata, após o encerramento das urnas, na sede da Procuradoria Regional do Trabalho da 2.ª Região, em São Paulo.

12) Demais informações sobre o conteúdo do acordo celebrado no dia 24 de junho de 2016 na sede da Procuradoria Regional do Trabalho da 2.ª Região, e ratificado em reunião ocorrida no dia 01 de julho de 2016 na Procuradoria do Trabalho do Município de São Bernardo do Campo, se encontram acessíveis a toda a categoria no site do SINDSERV, qual seja: www.sindservsbc.org.br, onde consta disponível a minuta do acordo na sua íntegra.

Não se esqueça! Dias 17 e 18 de agosto, das 7h às 20h. O trabalhador poderá votar em qualquer uma das urnas fixas (conforme tabela a seguir).

TABELA  DOS LOCAIS EM QUE AS 18 (DEZOITO) URNAS FIXAS SERÃO INSTALADAS,  NOS DIAS 17 E 18 DE AGOSTO DE 2016:

N.ºURNA

Paço Municipal