1ª Feira Agroecológica no SINDSERV: um sucesso que precisa ser repetido!

Nesta sexta-feira, dia 14, aconteceu a primeira Feira Agroecológica do MST no SINDSERV. O evento foi construído através da parceria entre o Sindicato e o MST e teve início às 10h, com ótima presença dos servidores e população em geral, que encontraram produtos agroecológicos de excelente qualidade.

A agroecologia
A agroecologia é uma alternativa ao modelo do agronegócio, que se tornou insustentável devido às práticas exploratórias de mão de obra humana e da substituição desta por máquinas, ao uso intensivo do solo, ao modelo de monocultura, à utilização indiscriminada de fertilizantes, agrotóxicos e sementes transgênicas, entre outros fatores, que retiraram e degradaram os recursos naturais.
Para tanto, através da agroecologia, utiliza-se de técnicas que respeitam o meio ambiente, as pessoas, principalmente o homem no campo, e o alimento, usando recursos localmente acessíveis sem a dependência de insumos externos à propriedade e valorizando o conhecimento científico e popular e essa troca de saberes, buscando a transformação social no campo. Além disso, agroecologia acredita que, para a agricultura ser produtiva e diversificada, deve se assemelhar aos ecossistemas naturais, já que a natureza é a detentora dos conhecimentos para a criação dos agroecossistemas.

Ação continuada
Devido ao grande sucesso da Feira, a diretoria está planejando repetir a atividade com uma periodicidade, ainda indefinida, para poder proporcionar um maior acesso à produtos mais saudáveis que resultará em mais saúde aos servidores, além de ser um excelente momento de descontração e de reencontro dos amigos.