O sucesso da 1ª Feira Agroecológica do SINDSERV, que aconteceu em julho, garantiu a consolidação da nossa parceria com o MST levando produtos e cultura para os trabalhadores e suas famílias.
“Fizemos questão de consolidar esta parceria de sucesso pois ela garante um maior acesso a produtos mais saudáveis e consequentemente uma maior saúde aos trabalhadores e trabalhadoras, além de ser um excelente momento de descontração e de reencontro dos amigos”, aponta José Rubem, Presidente do SINDSERV.
As novas edições, também acontecerão na nossa sede e estarão à disposição dos trabalhadores hortaliças e frutas, além de pimentas, licores, vinho, chinelos, mel, etc.
Vivia Martins, Secretária Geral do Sindicato, destaca que “a expectativa de quem participou é que tivéssemos esta atividade realizada com mais frequência, por isto organizamos este novo ciclo.”
A agroecologia
A agroecologia é uma alternativa ao modelo do agronegócio, que se tornou insustentável devido às práticas exploratórias de mão de obra humana e da substituição desta por máquinas, ao uso intensivo do solo, ao modelo de monocultura, à utilização indiscriminada de fertilizantes, agrotóxicos e sementes transgênicas, entre outros fatores, que retiraram e degradaram os recursos naturais.
Para tanto, através da agroecologia, utiliza-se de técnicas que respeitam o meio ambiente, as pessoas, principalmente o homem no campo, e o alimento, usando recursos localmente acessíveis sem a dependência de insumos externos à propriedade e valorizando o conhecimento científico e popular e essa troca de saberes, buscando a transformação social no campo. Além disso, agroecologia acredita que, para a agricultura ser produtiva e diversificada, deve se assemelhar aos ecossistemas naturais, já que a natureza é a detentora dos conhecimentos para a criação dos agro ecossistemas.
Programação
8h: Início da Feira
10h: Roda de Conversa: Agroecologia, soberania alimentar e alimentação saudável
12h: Ato Político em defesa da Reforma Agrária, dos Direitos dos Trabalhadores e contra o Golpe
17h30: Roda de Conversa: A luta pela terra e a aliança entre os trabalhadores do campo e da cidade
19h: Noite Cultural
20h30: Encerramento
Calendário das próximas feiras
15 de setembro
20 de outubro
17 de novembro
15 de dezembro
Alimento é vida! Terra é direito!