SINDSERV quer a anulação da “Reforma” Trabalhista

A partir do dia 11 de novembro, entra em vigor a reforma trabalhista, que destrói os direitos da classe trabalhadora

O SINDSERV e a CUT precisam do seu apoio para apresentarmos um projeto de lei de iniciativa popular pela revogação deste verdadeiro desmonte dos direitos trabalhistas.

Um congresso afundado em corrupção e com uma maioria de empresários, aprovou o fim de direitos históricos dos trabalhadores sem nenhuma consulta à população.

Esse desmonte, que o governo ilegítimo de Temer chama de reforma, vai precarizar as relações de trabalho e já abriu uma brecha perigosíssima para os trabalhadores públicos: um outro projeto de lei, prevê a DESMISSÃO DE SERVIDORES CONCURSADOS SEM JUSTA CAUSA e a contratação de terceirizados para seus postos.

Porque queremos a anulação Dessas Reformas

Reforma Trabalhista

Negociado sobre o legislado

Autoriza o rebaixamento de direitos previstos em lei por meio de acordos. Ou seja, o que vale é o que o patrão quer e não o que está na lei.

Homologação e Quitação de Contrato de Trabalho

Libera a rescisão de contrato sem o acompanhamento do Sindicato da categoria. Atualmente, cerca de 70% das homologações têm erros e a maioria deles, quem corrige é o Sindicato. Com a nova lei, o trabalhador não poderá mais recorrer ao Sindicato e terá de assinar um termo que o impede de recorrer à justiça para reclamar qualquer direito.

Dispensas coletivas

Permite que a empresa demita sem negociação prévia com o Sindicato. O governo diz que vai criar empregos, mas a nova lei facilita as demissões.

Redução do intervalo de almoço

O patrão poderá reduzir o horário de almoço para 30 minutos.

Banco de Horas

Poderá ser negociado diretamente entre patrão e trabalhador, se a compensação for em até 6 meses. Os abusos vão aumentar, já que a negociação não será mais coletiva.

Gestante e lactante em ambiente insalubre

Só estarão liberadas do trabalho em locais insalubres as gestantes e lactantes que apresentarem autorização médica.

Trabalho intermitente

O trabalhador fica à disposição da empresa e só vai receber pelas horas que trabalhar, sem ter definidas a renda mensal e a jornada de trabalho. É a oficialização do "bico".

Equiparação salarial

A diferença de tempo na empresa passa de dois para quatro anos e inclui até dois anos no tempo de função.

Terceirização

Menos empregos e salários menores

Os trabalhadores terceirizados têm, em geral, o salário 25% menor do que os contratados diretos, e trabalham em média quatro horas a mais por semana.

Trabalho análogo ao de escravo

Entre 2010 e 2014, cerca de 90% dos trabalhadores resgatados em flagrantes de trabalho escravo eram terceirizados.

Mais acidentes

Os terceirizados são os que mais sofrem acidentes de trabalho. A segurança é prejudicada em empresas de menor porte, que são menos fiscalizadas.

Rotatividade

A taxa de rotatividade em atividades terceirizadas é o dobro dos trabalhadores diretos.

Baixe o formulário do abaixo assinado e ajude a recolher assinaturas, você é de grande importância nesta árdua batalha.

Baixe manual coleta de assinaturas para anulação da reforma trabalhista: http://sindservsbc.org.br/multimidia/biblioteca/viewdownload/16/1350.html

Baixe o formulário de coleta de assinaturas para anulação da reforma trabalhistahttp://sindservsbc.org.br/multimidia/biblioteca/viewdownload/16/1351.html