Semana do Servidor reforça necessidade de união da categoria contra retrocessos

Realizada de 23 a 27 de outubro, a Semana do Servidor 2017 debateu temas que estão na ordem do dia para os trabalhadores públicos de São Bernardo

Mais do que as tradicionais festas e eventos comemorativos pela passagem do Dia do Funcionário Público (28 de outubro), o SINDSERV optou por realizar uma semana de debates, abordando temas que estão na pauta dos trabalhadores públicos de nossa cidade. E como ninguém é de ferro, no encerramento também tivemos uma confraternização, com música ao vivo e sorteio de prêmios aos participantes da Semana. Segundo o presidente José Rubem, a experiência foi importante para reforçar a necessidade de unidade entre os trabalhadores da cidade e de outras categorias: "O momento de retrocessos e retirada de direitos nos obriga a deixar de lado diferenças pontuais e investir na união de todos os trabalhadores. A Semana do Servidor representa um marco nessa busca por entendimento para a organização de todos para a luta".

Veja um resumo das atividades:

DIA 23: DEBATE As implicações e possibilidades da mudança de regime jurídico

Contamos com o professor Luiz Carlos Berbel, que inseriu o tema na conjuntura nacional, tratando da fragilização econômica, deslocamento da esquerda, crescimento do fascismo e a perda de credibilidade pela classe política, tanto partidária quanto sindical. Depois, Dr. Kleber Bispo, assessor jurídico, falou especificamente sobre a gestão municipal e as implicações de uma possível mudança de regime. Nosso Sindicato vai realizar pesquisa para definir o posicionamento da categoria sobre o tema.

DIA 24: PALESTRA Lei Municipal 2.240/76

Dr. Kleber falou sobre a Lei 2240, que trata da Progressão e Promoção nas carreiras dos trabalhadores e cuja implementação foi uma conquista do SINDSERV na Justiça.

DIA 25: DEBATE Redução da carga horária dos Auxiliares em Educação

Esta antiga reivindicação foi tema do debate que contou com as presenças de diretores do SINDSERV Santo André, que relataram a experiência vivida na cidade com a redução da jornada para 30 horas semanais aos Auxiliares de Desenvolvimento Infantil - ADIs. Um encaminhamento prático deste debate é a decisão de composição de uma comissão para contribuir com o SINDSERV na organização dessa luta. Esta comissão, específica para os Auxiliares em Educação, será escolhida em assembleia, no mês de dezembro (a data correta será definida em breve).

DIA 26: ATIVIDADE Lian Gong

Na quinta-feira, tivemos como atividade a prática de Lian Gong, que foi introduzido pelo Dr. Zhuang Yuen Ming. Lian Gong é um dos primeiros sistemas de prática corporal oriental que integra a tradição milenar das artes corporais chinesas aos modernos conhecimentos da medicina ocidental.

DIA 27: CONFRATERNIZAÇÃO Sorteio de prêmios e festa!

O encerramento de nossa Semana do Servidor foi em grande estilo: uma confraternização que contou com o sorteio de prêmios para todos os trabalhadores que participaram das atividades nos cinco dias, muita música e animação. Afinal de contas, quem faz a luta, merece fazer a festa. O momento difícil vivido na cidade e no país não tem favorecido comemorações, mas poder confraternizar com nossos companheiros de categoria, reforça a unidade necessária para que tenhamos forças para enfrentar aqueles que estão destruindo o serviço público.