Comissão de auxiliares define primeiros passos na batalha pelas 30 horas

Experiências de sucesso serão referência na luta pela adequação da jornada

A Comissão dos Auxiliares em Educação realizou seu primeiro encontro na última terça-feira, 12, com o objetivo de discutir as melhores estratégias na luta pela jornada de 30 horas. Além dos auxiliares integrantes da Comissão, estiveram presentes os diretores do SINDSERV Dinailton, Luciana e Vivia, além da Dra. Karolinne, do nosso Departamento Jurídico, que irá assessorar juridicamente o grupo.

Para iniciar o debate, a Dra. Karolinne apontou que, neste cenário, há duas possibilidades de atuação: a jurídica e a política. E em seguida apresentou as particularidades de cada uma delas. Após avaliar prós e contras de cada forma de atuação, ficou definido que se iniciaria com uma atuação política, uma vez que, historicamente, a grande maioria das categorias que conquistaram a jornada de 30 horas o fizeram por este caminho.

As próximas reuniões terão como objetivo construir um projeto de lei que adeque a jornada dos Auxiliares para ser enviado à Câmara. Para tanto, definiu-se como encaminhamento principal que todos os integrantes da Comissão buscariam subsídios em experiências de sucesso de outras redes para embasar o trabalho.

A análise dos dados obtidos nas pesquisas realizadas será feita na próxima reunião da Comissão, que ocorrerá entre 5 e 9 de fevereiro.

Além disto, foi sugerido que a construção dos PPPs de cada unidade pautasse a discussão da adequação da jornada. A tarefa de provocar o debate nas escolas é o principal desafio (missão) para todos os auxiliares da rede em 2018.

Participe! Contribua!

Se você, Auxiliar em Educação, tiver algum material que possa contribuir com a nossa discussão, envie para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. . E nos momentos de planejamento que embasarão a construção do PPP 2018 de sua unidade, sugira a discussão da “Importância da Jornada de 30 horas dos Auxiliares em Educação e seus benefícios para um atendimento de qualidade”.

Pesquise