Maio: um mês de lutas e de esperança!

jornal de maioMaio é um mês marcante nas lutas da classe trabalhadora.

Mesmo depois de tantas batalhas,

de tanto sangue derramado,

de tantas conquistas arrancadas

no suor, nas lágrimas e na marra,

a classe dominante continua

nos afrontando e roubando

nossos direitos, nossa saúde,

nosso tempo, nossas defesas...

Hoje, no mundo todo, tentam

destruir os sindicatos e o

patrimônio dos trabalhadores.

Querem destruir o nosso, também!

Mas, seguimos em marcha, resistindo!

Tentam nos enterrar, mas esquecem que somos semente,

que brotaremos e que daremos frutos, sempre!

EDITORIAL DO SINDSERV JORNAL 182

Há três anos, iniciávamos aquela que viria a ser a maior GREVE da história da nossa categoria. Ainda é forte em nossas lembranças a manhã daquele 13 de Maio, que começou fria, mas que, aos poucos, foi esquentando, primeiro com o calor humano de centenas de trabalhadoras e trabalhadores que lotaram a Praça Santa Filomena, tomaram a Marechal e seguiram em marcha até o Paço, depois pelo próprio Sol, que veio aquecer nossa disposição de luta.

Como trabalhadora da Saúde, na base, pude perceber, ainda mais, o quanto a terceirização atrapalha nossa organização. Foi impossível paralisar toda a secretaria.

Nossa luta era por MAIS DIREITOS, e valeu a pena! Ficaram cicatrizes, comuns em qualquer luta, mas o resultado foi importante: conquistamos 19,61% de reajuste salarial, abonos, o direito de repor os 21 dias parados e, mais importante, uma consciência de que nossa categoria é unida e capaz.

Hoje, lutamos para RETOMAR OS DIREITOS CONQUISTADOS! Saímos de um patamar de organização por mais conquistas para um de resistência pela manutenção de direitos e de mobilização para retomar o que nos foi arrancado pela reforma trabalhista e pela ação desmotivadora e desrespeitosa da gestão municipal, que a cada semana nos surpreende negativamente, e mantém uma absurda ausência de diálogo com os trabalhadores e sua entidade.

Que as Lutas de Maio nos inspirem a continuar na luta contra os retrocessos e em defesa do sindicato como ferramenta de defesa dos trabalhadores públicos!

MARLENE MATIAS - Presidente do SINDSERV

RELEMBRE FATOS IMPORTANTES OCORRIDOS NO MÊS DE MAIO

• Há 3 anos, no dia 13 de maio, iniciávamos a maior greve da história da nossa categoria!
  • Há 30 anos, Metalúrgicos da Scania entravam em greve, desencadeando o movimento que desafiou o regime.
  • Há 50 anos, no dia 13 de Maio, Marianna Caroline, era fotografada por Jean Pierre Reys durante as históricas lutas de 68 na França, que se refletiram em todo o mundo, inclusive no Brasil.
  • Há 70 anos, no dia 15 de maio, mais de 700 mil palestinos foram arrancados de suas casas para a ocupação sionista, naquele que ficou conhecido como o dia de Al Nakba, catástrofe, em árabe.
  • Há 127 anos, pela primeira vez, comemorado na França o 1º de Maio como Dia do Trabalhador, em homenagem aos operários assassinados 3 anos antes, na greve dos 500 mil em Chicago.