Homenagens aos de hoje e aos de ontem. Muita luta pelos que virão!

Em Sessão Solene, servidores públicos são homenageados

sessão soleneNa última sexta-feira, 26 de outubro, a Câmara Municipal de São Bernardo realizou Sessão Solene em homenagem ao Dia do Servidor Público (comemorado em 28 de outubro). A Sessão foi presidida pelo vereador Antônio Carlos da Silva – PT, o Toninho da Lanchonete, e contou com as presenças de dirigentes sindicais e dezenas de trabalhadores públicos, acompanhados de seus familiares. Foram homenageados vinte e quatro servidores e servidoras, aposentados e da ativa.

O presidente do SINDSERV, José Rubem, abriu os trabalhos agradecendo aos dirigentes sindicais que antecederam a atual gestão e aos seus familiares, que são obrigados a abrir mão da convivência mais presente, em virtude da dedicação exclusiva à luta dos trabalhadores, e ressaltou a importância da unidade da categoria diante das ameaças aos direitos tão arduamente conquistados: "Estamos sofrendo com a retirada de direitos e a falta de diálogo com os trabalhadores. Reforma trabalhista, terceirização ilimitada e congelamento dos investimentos públicos já estão postos, e ainda temos outras ameaças pela frente, como a reforma da Previdência e até o fim da estabilidade no serviço público", afirmou o presidente, que ainda pontuou que o Sindicato é a principal ferramenta de luta da classe trabalhadora.

À mesa inicial, composta pelo presidente da Sessão, vereador Antônio Carlos, e pelos representantes do SINDSERV, José Rubem e Marlene Matias, somarem-se o presidente estadual da CUT – Central Única dos Trabalhadores, Douglas Izzo, e o secretário geral do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Aroaldo Oliveira.

Douglas Izzo, que é professor na rede pública estadual, ao mesmo tempo em que saudou os presentes e homenageou os servidores, ressaltou os riscos a que o serviço público está submetido: "Estamos diante de um quadro de muitas dificuldades e de completo desmonte das políticas sociais conquistas na Constituição de 1988. Somos nós, servidores, que cuidamos das pessoas que mais necessitam, mas não somos reconhecidos pelos governos. A situação é tão grave que tem gente propondo que o Ensino Fundamental seja feito pelo sistema EAD – Educação à Distância, um verdadeiro absurdo, que reflete a concepção de um Estado mínimo, entregue à iniciativa privada", afirmou o presidente da CUT paulista.

Já o secretário-geral do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, parceiro de primeira hora do SINDSERV, Aroaldo Oliveira, frisou a importância da organização das trabalhadoras e dos trabalhadores para a luta em defesa dos direitos: "Este dia é muito importante para reflexão com todos sobre o papel do servidor público, tanto para a Administração, quanto para a população, diante deste quadro de desmonte das políticas públicas".

Homenageados reforçam importância do Sindicato e manifestam disposição de luta

Entre os 24 trabalhadores e trabalhadoras homenageados durante a Sessão Solene, alguns pontos foram unânimes, como a importância de reforçar a entidade sindical, num momento em que as forças reacionárias tentam deslegitimar a organização da classe trabalhadora e suas ferramentas de luta, e a disposição de, mesmo entre os aposentados, continuar a luta e construção de um grande movimento de resistência em defesa dos direitos do povo.

homenageadosVEJA QUEM SÃO OS HOMENAGEADOS:

Trabalhadores aposentados:

• Eliane Aparecida Monteiro - Guarda Municipal – que venceu uma grande batalha contra o câncer;
  • Elza Antunes Cezar - Professora;
  • Geralda Dias de Melo – responsável por um belo trabalho social junto à comunidade do pós-Balsa;
  • José Fernandes – Secretaria de Serviços Urbanos, que destacou que, antes do Sindicato, "Era comum haver três trabalhadores pegando no pesado e cinco chefes olhando, quando íamos ao médico, não davam atestados, e quando iniciou o Sindicato os servidores começaram a buscar seus direitos, e aquela confusão acabou. Enquanto a gente existir no mundo, o nosso Sindicato irá nos defender";
  • José João Batista - Sr. Macaxeira - Secretaria de Serviços Urbanos;
  • Manoel Tavares da Silva - Câmara Municipal;
  • Maria Marilita de Moura – Merendeira;
  • Moisés de Oliveira Vasconcelos - Servente/ Zelador/Vigilante;
  • Sandra Cristina Boschetti - Professora/Orientadora Pedagógica/Dirigente escolar/Chefe de Educação Especial.

Trabalhadores da ativa

• Cristiane Correia - Auxiliar de Enfermagem;
  • Edemir Donizete Alves da Silva - Guarda Municipal;
  • Lourdes Tadeu dos Santos Nunes - Auxiliar de Apoio;
  • Luiz Roberto Ferreira - Assistente Técnico Legislativo;
  • Michael Rúbio da Silva - Guarda Municpal/ROMU;
  • Nelson Gonçalves de Oliveira Jr. - segundo servidor mais antigo do município – Supervisor de Reprografia Câmara;
  • Saulo Barbosa - Agente de Zoonoses.

Ex-dirigentes do SINDSERV

• Arlindo Barreto;
  • Benedito da Silva Lemes - Ditinho da Congada;
  • Dielson Campos Doria;
  • Sandra Zocaratto;
  • Simone Basilevski Aragão;
  • Valdete Meira;
  • Vânia Aparecida de Souza.