Regulamentação do CSB é uma conquista histórica para nossa categoria

Organizar a categoria nos locais de trabalho e avançar na construção de um Sindicato cada vez mais forte!

CSB"Uma conquista histórica para o nosso Sindicato". Assim o presidente do SINDSERV, Giovani Chagas, definiu a aprovação da regulamentação dos Comitês Sindicais de Base, ocorrida no acordo coletivo da Campanha Salarial 2013. Para Chagas, a construção de um Sindicato cada vez mais forte passa pela organização e pleno funcionamento dos CSBs.

Os Comitês foram aprovados no Acordo Coletivo 2013, com a garantia de liberação do trabalho para até sessenta de seus membros, por até seis dias por ano, para o exercício de atividades sindicais.

Os CSBs vão substituir as Comissões Setoriais Sindicais, constituídas na gestão anterior do nosso Sindicato, determinantes para que ampliássemos a discussão sobre a importância da organização sindical nos locais de trabalho. "A experiência das Comissões Setoriais foi fundamental para que pudéssemos conquistar o reconhecimento legal dos Comitês Sindicais de Base", defende Chagas.

Os Comitês terão regimento próprio e atuarão em sintonia com a direção do nosso Sindicato, contribuindo com a organização da categoria, fortalecendo a ação sindical e dando respostas mais rápidas e efetivas às demandas dos trabalhadores.

Outro destaque importante feito pelo presidente do SINDSERV é quanto à capacidade de mobilização que passaremos a ter com o funcionamento dos CSBs: "Esta nova instância do nosso Sindicato vai ser fundamental para agilizar as mobilizações na categoria. Para isso, vamos investir na formação sindical e política de seus membros, oferecendo melhores condições para a atuação", afirma Chagas.

 

Experiências de sindicatos da região foram motivadoras

Lage e ChagasOs exemplos de organização e mobilização de algumas categorias do Grande ABC serviram de inspiração ao nosso Sindicato para a constituição dos Comitês de Base. O Sindicato dos Químicos do ABC, por exemplo, trabalha com as Organizações por Local de Trabalho. A primeira OLT do Grande ABC foi criada em 1979. Para Paulo Lage, presidente dos Químicos do ABC, a conquista do SINDSERV é exemplar: "Vocês estão de parabéns! Um sindicato tão jovem como o SINDSERV ter conquistado o direito de organização nos locais de trabalho é um grande exemplo para todo o movimento sindical. Há sindicatos muito antigos e até mesmo maiores que lutam por este direito há anos", destacou Lage.

Outro importante exemplo é a Comissão de Fábrica dos Trabalhadores da Ford, criada em 2 de julho de 1981, e que tornou-se um símbolo dessa conquista. Sua representatividade e legitimidade perante os trabalhadores foi reconfirmada com a eleição dos membros da Comissão de Fábrica para um segundo mandato com 94% dos votos. Assembleias internas eram frequentemente realizadas, em cada setor, para se discutir e propor soluções para os mais diversos problemas.

Pesquise