Pré-inscrição aberta para o curso de Criação de Bonecos, as vagas são limitadas

O SINDSERV, junto com o artista Isaias José, o Zazá, promoverá, no segundo semestre de 2014, o curso de Criação de Bonecos para os servidores públicos que têm interesse em utilizar as linguagens artísticas em seus trabalhos. A carga horária do curso é de 24 horas e será ministrado na sede do nosso Sindicato.

O curso custará R$ 50 para os filiados ao SINDSERV e R$ 100 para os não-filiados. Não deixe para depois, as vagas são limitadas.

Se você se interessou pelo curso, envie um e-mail para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. com seu nome completo, cargo, setor de trabalho, telefone para contato e informe se é sindicalizado(a).

A formação do grupo depende destas informações preliminares.

O curso

Um dos objetivos do curso é desenvolver noções básicas acerca da utilização dos bonecos como instrumento metodológico na área de conhecimento. Educadores, coordenadores, gestores e artistas compõem o público alvo, porém trabalhadores de outras áreas, ou mesmo os que apenas querem aprender a confecção dos bonecos por lazer, podem participar!

"A ideia desta oficina sobre a linguagem do Teatro de Bonecos surgiu de pesquisa científica de campo realizada em escolas da rede pública onde pudemos constatar que existe uma lacuna na formação do educador no que tange aprimorar seus conhecimentos nas áreas das linguagens artísticas", disse Zazá.

"Precisamos incentivar a formação das nossas educadoras e educadores para que possam propor atividades culturais como a confecção de bonecos, que ajudam a desenvolver, de forma lúdica, os alunos. Sem contar que educar se divertindo e interagindo desenvolve uma maior vontade de aprender", afirma nossa Diretora de Comunicação, Evelyn Cunha.

Zazá é artista com formação popular há mais de 25 anos. Graduado no curso de Pedagogia pela PUC (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), ele desenvolveu sua pesquisa de iniciação científica pelo CNP'q (Conselho Nacional de Pesquisa) investigando o teatro e o teatro de bonecos como linguagem e instrumento metodológico. É ator, educador, diretor artístico, músico, cantor, produtor cultural, roteirista, professor de teatro e televisão e formador da CUT.

Confira abaixo o Plano Instrucional do curso de criação de bonecos:

 

CONTEÚDO

CARGA HORÁRIA

Apresentação, introdução expositiva, identidade, relações interpessoais e interdisciplinaridade.

Relações, jogos dramáticos, aquecimento sensório motor, percepção dos sentidos e consciência corporal

4 h.

Criação de bonecos (técnica adaptada de Bunraku), ação coletiva, improvisação, sensibilização.

4 h.

Confecção de Bonecos (Espuma - Técnica de luva com articulação de boca e vara)

4 h.

Confecção de Bonecos (Espuma - Técnica de luva com articulação de boca e vara)

4 h.

Improvisação, sensibilização, exercícios de manipulação.

Teatro de Bonecos - Elaboração de Roteiro Coletivo – Criação de Cenário e Adereços.

4 h.

Exercícios de manipulação, criação produção, ensaio, apresentação e avaliação.

4 h.

Pesquise