SINDSERV participa de 4ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora

A Diretora de Saúde Ocupacional e Saúde do Trabalho do SINDSERV, Maria Lúcia dos Santos, participou, como delegada, da 4ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, realizada nos dias 8, 9 e 10 de maio.

O objetivo da Conferência era propor diretrizes para a implementação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (PNST) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), nas três esferas de governo.

A Diretora do nosso Sindicato ressalta que pautar, de maneira significativa, a saúde do trabalhador não é uma tarefa simples. "Há embates com interesses econômicos contrários aos dos trabalhadores".

Entre os embates estão as jornadas excessivas e a precarização do trabalho e, embora as políticas sociais estejam diretamente ligadas à saúde dos trabalhadores, é um jogo político no qual os movimentos sociais, em especial os sindicatos, devem ser protagonistas.

"Destaco, ainda, que entre os principais entraves estão as melhorias das condições de saúde do trabalhador (a), marcadas por altos índices de acidentes de trabalho e afastamentos por doenças físicas, psíquicas e emocionais; falhas na vigilância à saúde e no diagnóstico, faltam médicos, preparo técnico e despojamento de valores relativos ao adoecimento devido ao trabalho", finalizou Maria Lúcia.

Pesquise