SINDSERV promove encontro que trata do sistema orçamentário brasileiro

Durante todo o dia 10 de junho, o SINDSERV realizou um seminário sobre "As peças de planejamento e o orçamento público", e contou com a participação de representantes dos sindicatos de trabalhadores de Santo André, Diadema e Rio Grande da Serra.

O Diretor do Departamento de Planejamento e Acompanhamento da Execução Orçamentária do município de Itu e jornalista, Israel Evangelista Borges de Oliveira, foi quem ministrou o encontro.

Israel explicou, detalhadamente, o sistema orçamentário brasileiro, que envolve o PPA (Plano Plurianual) peça de planejamento para quatro anos; a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) que estabelece, no cenário orçamentário, o que será executado e a LOA (Lei Orçamentária Anual) que executa o que foi estabelecido.

"Tem que fazer planejamento para que uma complete a outra, tudo tem que estar em equilíbrio", disse Israel.

Para o presidente do nosso Sindicato, Giovani Chagas, este seminário é de suma importância pois os participantes puderam se aprofundar em como funcionam as leis orçamentárias dos nossos municípios, além de ampliar a visão para onde devem recorrer com as suas reivindicações e entender de onde vem o aumento salarial.

"Assim podemos ajudar a preparação das direções para as negociações, para as Campanhas Salariais e para as nossas pautas de reivindicações", finalizou Chagas.

Pesquise