Cipeiros participam de seminário

Diversos cipeiros e cipeiras estiveram, no dia 25 de julho, no seminário com tema "Cipeiro e Cipeira: agentes de transformação e proteção da vida dos trabalhadores (as)", realizado na sede dos Sindicato dos Metalúrgicos ABC.

A Diretoria do SINDSERV e muitos dos nossos cipeiros acompanharam o evento, que foi conduzido pela nossa diretora de Saúde e Segurança no Trabalho, Maria Lúcia dos Santos Marcelino. Participaram do encontro o auditor fiscal do Ministério do Trabalho, Cláudio Rodrigues e a Química, especialista em ergonomia de sistemas de produção - Fundacentro/SP, Cristiane Queiroz.

"São 23 itens de atribuições dos cipeiros, é quase o abecedário inteiro. O cipeiro tem estabilidade para ser cipeiro, ou seja, para desenvolver as atividades do cipeiro, que envolve levar ao conhecimento da empresa as situações de risco existentes", disse Cláudio.

Cristiane Queiroz falou sobre as instituições que são delegadas e que têm a finalidade de discutir e regulamentar os assuntos da CIPA. Ela explicou como cada uma dessas instituições, que são Ministério do Trabalho, Ministério da Previdência e o Ministério da Saúde, vêem a questão da saúde e da segurança, qual o conceito que cada uma delas tem. "Nós já temos uma legislação bastante importante, uma regulamentação profunda que já poderia ter amenizado bastante o número de acidentes e doenças, só que a gente ainda continua tendo esse número alto. Isso é porque cada uma das instituições tem um modo de ver esse assunto e cada um trabalha em uma direção, embora o objetivo maior seja a eliminação dos acidentes e das doenças relacionadas ao trabalho".

O evento foi realizado em comemoração ao Dia do Cipeiro e teve como objetivo valorizar a prática das CIPAs.

Falaremos mais deste assunto no Programa Opinião Pública desta próxima quarta-feira, 30 de julho. Não perca na Paraty FM (Baeta Neves e região) - às 12h, na Nova Riacho (Riacho Grande e região) - às 12h, na Lírio dos Vales (Alvarenga) - às 13h e na Represa FM (Jd. da Represa e Região) - às 13h.

Caso não consiga escutar o programa ao vivo, os episódios ficam disponíveis no nosso site. Você pode ouvir diretamente no site ou fazer o download para ouvir onde quiser. Os arquivos são disponibilizados em MP3.

Pesquise