Professora Débora Furlanetto é finalista da 20ª edição do Prêmio Educador Nota 10

O projeto 'Viagens do Integral', realizado no EMEB Olavo Bilac é finalista da 20ª edição do Prêmio Educador Nota 10

Acampamento, praia, fazenda, floresta encantada e espaço sideral, todos esses lugares foram palco das brincadeiras das turmas de 3 a 5 anos do período da tarde do EMEB Olavo Bilac. O mais interessante dessa ação é que a professora Débora incluiu as crianças no planejamento desses jogos lúdicos, que são muito importantes para o desenvolvimento social, cognitivo e afetivo delas.

As ações para organizar os espaços favoreceram uma série de aprendizagens, que incluem a concepção e produção figurinos e de objetos para a composição dos cenários. A iniciativa deu tão certo que Débora conquistou outras turmas e professoras da escola.

Os jogos lúdicos

No jogo simbólico a criança sofre modificações, à medida que vai progredindo em seu desenvolvimento rumo à intuição e à operação. E finalmente, numa tendência imitativa, a criança busca coerência com a realidade.

Na pré-escola, o raciocínio lógico ainda não é suficiente para que ela dê explicações coerentes a respeito de certas coisas. O poder de fantasiar ainda prepondera sobre o poder de explicar. Então, pelo jogo simbólico, a criança exercita não só sua capacidade de pensar, ou seja, representar simbolicamente suas ações, mas também, suas habilidades motoras.

Trabalhadores fazem a diferença

A Professora Débora é um belo exemplo da garra dos trabalhadores municipais. Apesar de todos os desmandos e precarizações, causados pela Administração Municipal, os servidores continuam exercendo as suas funções de forma digna e honrosa. O Sindicato parabeniza a todos os trabalhadores em nome da Débora em reconhecimento à luta diária que é travada vislumbrando um futuro melhor para os munícipes.

É o que a gente sempre diz: sem trabalhador público, a cidade para!