GREVE NACIONAL DA EDUCAÇÃO: grande mobilização em São Bernardo

Mais de 1000 pessoas realizaram protesto no ato que marcou a Greve Nacional da Educação em São Bernardo do Campo.

A concentração, que aconteceu desde muito cedo, foi na praça Santa Filomena e engajou educadores das redes municipal e estadual da cidade, funcionários administrativos, representantes dos sindicatos, das centrais sindicais, alunos e comunidade. A manifestação seguiu em caminhada até a Câmara Municipal para acompanhar a Sessão. Mais uma vez, em uma ação autoritária e antidemocrática, a maioria dos trabalhadores tiveram a entrada barrada na “Casa do Povo”.

Além das lutas nacionais em defesa da Educação Pública, contra o desmonte da Previdência e contra o corte de verbas para as universidade, as pautas municipais deram especial atenção às trabalhadoras e aos trabalhadores que compareceram ao ato que defendeu também a readequação da jornada dos auxiliares em educação e se posicionou contra o projeto “mães especiais”, que foi aprovado no último dia 08 de maio.

O presidente do SINDSERV, José Rubem, destacou a importância do ato e parabenizou os participantes pela mobilização e motivação.

Desrespeito e ataque aos direitos trabalhistas na cidade também ecoaram na manifestação

O desrespeito às trabalhadoras e aos trabalhadores públicos, bem como o ataque aos direitos trabalhistas, tem sido uma prática constante do governo municipal, assim o ato na cidade teve ações de protesto que destacaram esta pauta. Na Câmara, dois auxiliares em educação fizeram uso da palavra na sessão destacando, mais uma vez, a importância da readequação da jornada de trabalho, bem como destacaram a importância da atuação do Sindicato nesta luta. Confira aqui as falas.

Uma comissão de auxiliares também foi recebida pelos vereadores e alguns encaminhamentos foram definidos como: protocolo da documentação na Secretaria de Educação e com a Chefia do RH e também protocolar nos gabinetes os projetos de lei das cidades vizinhas que já fizeram a readequação para que, depois de analisados pelos vereadores, seja marcada uma reunião com a Comissão.

Garanta seu direito, justifique sua falta!

Para garantir que possamos garantir o direito de greve, é muito importante que cada passo seja realizado:
1- ASSINE a lista de presença até às 18h00 da sexta-feira (17), no sindicato.
2- Na FOLHA DE PRESENÇA de sua unidade escolar, anote no dia 15 "GREVE NACIONAL DA EDUCAÇÃO".
3- Vá até o RH da Educação (Administração de Pessoal) e JUSTIFIQUE sua ausência em virtude da participação na GREVE.

Todas as medidas legais foram tomadas pelo SINDSERV para garantir o direito de greve, como a realização de Assembleia que decidiu pela adesão ao movimento e a comunicação desta decisão à Administração. Estas medidas, em uma Administração democrática, já seriam suficientes para evitar que seja imputada falta injustificada, porém, caso o autoritarismo fale mais alto, nosso Departamento Jurídico já está orientado a ingressar com ação judicial para garantir seu direito.