Consulta foi um grande sucesso! Milhares de trabalhadores da Educação fizeram valer seu direito de expressão e de participação!

Os profissionais da Educação, mais uma vez, deram um belo exemplo de participação e compromisso. Considerando os trabalhadores que estavam em serviço neste 4 de março, mais de 60% da categoria participou do processo de consulta promovido pelo SINDSERV. Até as 19h00, já haviam sido computadas 3938 consultas, e ainda faltavam as urnas de três equipes, correspondendo 12 escolas, e todas as participações do EJA noturno.

Segundo a Secretária Geral do SINDSERV, professora Cássia Tochetto, a consulta superou todas as expectativas: "Fomos maravilhosamente recebidos nas unidades e os trabalhadores, em sua maioria esmagadora, demonstraram o desejo de participar e contribuir com mais esta etapa de nossa luta pelo Estatuto dos Profissionais da Educação".

Na sede do nosso Sindicato, as equipes, compostas por 84 colaboradores e diretores, foram chegando a partir das 17h30 e trazendo, junto às urnas e listas de participação, as notícias das escolas. Apenas uma unidade escolar impediu a entrada de nossos colaboradores, uma outra preferiu não participar, pois o horário de chegada da equipe teria coincidido com atividades com as crianças que não poderiam permitir o deslocamento dos trabalhadores, e em uma terceira uma trabalhadora, confundindo a consulta com a votação promovida pela SE, fazia campanha pelo "vote não". Nas demais, uma verdadeira avalanche de participação e alegria.

Para Giovani Chagas, presidente do SINDSERV, o balanço preliminar é extremamente positivo: "Estamos muito satisfeitos com o resultado da consulta. Os trios gestores foram bastante compreensivos e facilitaram ao máximo nosso trabalho, os profissionais demonstraram ter compreendido a diferença que esta participação livre e espontânea pode representar na pressão que precisamos fazer pela retomada das negociações e, mesmo com resultados preliminares, a participação nos surpreende, pois todos sabiam que se tratava de uma consulta, não de um processo de decisão, e mesmo assim quiseram participar".

Ainda é possível participar

Quem não estava nas unidades escolares durante o dia 4, seja por LTS, férias, ou qualquer outro motivo, pode responder ao questionário da consulta na sede do nosso Sindicato nesta terça-feira, 05 de março, até as 12h00. As consultas coletadas serão separadas para conferência das matrículas e, caso não haja duplicidade, serão computadas com as demais.

Além disso, em virtude da grande participação da categoria, três escolas ficaram com períodos descobertos e, por isso, terão as visitas de nossos diretores para coleta de suas opiniões nesta terça-feira. Nossa Diretoria também vai providenciar a entrega das cartilhas em duas escolas onde, apesar de ter havido a distribuição, termos recebido informações de que os documentos não chegaram às mãos dos trabalhadores.

Resultado sai nos próximos dias

O resultado geral da consulta, item por item, sai nos próximos dias. Nosso Sindicato vai dar ampla publicidade a ele, tanto através de suas mídias (site, Jornal, redes sociais, Boletim Eletrônico), quanto através da imprensa regional. Um problema, que está sendo tratado com alegria por todos que se envolveram neste processo, é em relação ao tempo de apuração das respostas. A expectativa não era de uma participação tão efetiva e a opção de garantir o direito de cada um poder dizer o que realmente pensa, farão com que o resultado final demore mais um pouco para sair. "Tabular esta verdadeira montanha de respostas, com qualidade, transparência e fidedignidade ao que a rede realmente pensa, vai tomar um tempo um pouco maior do que havíamos projetado", explica Chagas.

Parabéns a todos e todas!

A Diretoria do SINDSERV parabeniza a rede municipal de Educação por mais esta demonstração de capacidade de mobilização e de desejo por mudanças! A compreensão do chamado feito pelo nosso Sindicato demonstra a maturidade e compromisso de toda a categoria! Agradecemos, também, aos nossos amigos que contribuíram na formação das equipes que percorreram toda a cidade, muitos deles, trabalhadores de outras secretarias.

Temos plena convicção de que esta manifestação de participação democrática fará toda diferença para que os próximos passos sejam firmes na direção da aprovação do Estatuto dos Profissionais da Educação que tanto almejamos.

Imagens

Clique aqui e veja fotos da consulta.

Pesquise