Estatuto da Educação: Administração deve apresentar nova proposta nos próximos dias

estatutoCom o objetivo de retomar as discussões sobre a implantação do novo Estatuto dos Profissionais da Educação, foram realizadas duas reuniões na Mesa Permanente de Negociações. Nelas, ficou estabelecido que tanto para os trabalhadores e o Sindicato, quanto para a Administração, esta é uma questão fundamental e, assim, a Secretaria de Educação comprometeu-se em apresentar uma nova contraproposta nos próximos dias.

Alguns pontos polêmicos e a prática adotada pela SE no final do ano passado, travaram as negociações. Em nosso Congresso, realizado em 2012, aprovamos uma proposta para ser negociada. Porém, há pontos que representam princípios que não podem, na opinião dos trabalhadores e da própria diretoria do nosso Sindicato, ser alterados. "Questões como a realização de concurso público para preenchimento de vagas, extinção na vacância da EOT, inclusão de todos os profissionais da Educação, e situações específicas, como dos auxiliares em educação, a equiparação e carreira dos professores substitutos, elevação da referência dos coordenadores pedagógicos, fazem parte destas discussões que têm gerado polêmica", explica o presidente Giovani Chagas.

DECISÃO COLETIVA!

Assim que a contraproposta for oficializada pela SE, nosso Sindicato vai dar ampla divulgação ao documento e promover o debate necessário sobre qual a melhor posição a ser adotada pela categoria. "O mais importante é reafirmar que qualquer decisão será tomada pelo coletivo, através de Assembleia. O SINDSERV é o responsável pelas negociações, mas a decisão final caberá aos trabalhadores", explica a Secretária Geral do Sindicato, professora Cássia Tochetto. "Por isso é fundamental que todos e todas participem. Não não será democrático se permitirmos que as decisões sejam tomadas por pequenos grupos", alerta Cássia.

Pesquise