Educadores protestam contra exclusão defendida por Secretária

PASSEATAOs Profissionais da Educação de São Bernardo realizaram, na manhã desta sexta-feira (24), uma passeata nas ruas do centro da cidade. A concentração aconteceu no Paço Municipal, às 7h, e seguiu até o CENFORPE, onde Auxiliares em Educação tiveram que comparecer para uma formação.

Durante todo o trajeto, os munícipes receberam uma carta aberta, que explicava o motivo da manifestação e pedia apoio da população à luta por educação de qualidade e valorização dos trabalhadores. O carro de som do SINDSERV também informava, o tempo todo, os motivos do ato. Os participantes não pouparam críticas à atitude excludente da secretária de educação.

NÃO É SÓ UM DIA!!!

Desta vez, a marca da desvalorização se evidenciou através de um ato que, olhado à distância, pode parecer simples. Mas não é! Na verdade, ele reflete uma concepção que coloca em risco a qualidade da educação de nossos filhos.

Às vésperas do dia do professor, 15 de outubro, a Secretaria de Educação enviou um comunicado às escolas, informando que apenas alguns profissionais teriam direito ao ponto facultativo, que acontece nesta sexta-feira, 24 de outubro. Os demais, mesmo realizando atividades que correspondem ao processo pedagógico, ou seja, à formação educacional de nossas crianças, tiveram este direito negado.

É preciso que a comunidade escolar saiba que isso não representa apenas o direito ao feriado. NÃO É SÓ UM DIA! É toda uma concepção excludente, que divide trabalhadores e prejudica o bom atendimento de nossos estudantes!

Há outras questões que colocam em risco a qualidade da educação, e que também dependem do apoio da população para que não sejam levadas adiante! Hoje, há uma ameaça de redução de salário e de carga horária para que os professores se adaptem à uma nova lei. Um verdadeiro absurdo! Enquanto no Brasil a qualidade da educação e a valorização de seus profissionais avançam, aqui há desrespeito e ameaça de redução salarial!

Clique aqui e veja o álbum de fotos no Facebook.

Pesquise