SINDSERV participa da CONAE

Dentre os dias 19 e 23 de novembro, Cássia Tochetto, Arlene de Paula e Ketu Riahb representaram o SINDSERV na CONAE (Conferência Nacional de Educação), que teve como tema central "O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração". Também participaram do evento diversos sindicalistas da região do ABCD e de outras cidades.

Realizada na cidade de Brasília, a abertura oficial contou com a participação da presidente da República, Dilma Rousseff. "Dilma conclamou que organizássemos a questão da regulamentação do PNE, que já foi aprovado, porém, não foi regulamentado", observa Cássia Tochetto.

O principal objetivo da Conferência foi garantir que a sociedade participasse nas discussões relacionadas às melhorias da educação nacional. "Conseguimos debater e articular pontos relevantes com outras entidades de São Paulo. Hoje, me sinto mais capacitada para discutir, por exemplo, Educação SINDSERV participa da CONAE sobre as verbas do Pronatec, sobre a questão das universidades particulares. Foram enriquecedores esses momentos", conta Cássia.

O Diretor Ketu Riahb explica que a grande preocupação, discutida na Conferência, esteve centrada na questão da verba pública para o ensino privado. "Eles (representantes das instituições privadas) estão bastante organizados em relação a isso, querem que uma parte da verba pública seja enviada para o ensino privado, tem a questão dos institutos federais, do Pronatec, entre outras coisas".

Arlene de Paula, Diretora de Organização e Base do nosso Sindicato, ressaltou a importância do PNE nos debates: "Participaram por volta de 3600 pessoas, onde pudemos discutir sobre os pontos para concretizarmos o PNE. Os educadores têm uma profissão que é essencial para o futuro do Brasil, que precisa ser mais valorizada. Durante a CONAE, pudemos aprender muito sobre a educação em âmbito nacional".

Pesquise