SINDSERV participa do evento "Dia Nacional de Luta pela Valorização da Enfermagem"

encontro SINSAUDE 17maio2016 lucineaDurante a manhã de 17 de maio, o SINDSERV participou do encontro referente ao Dia Nacional de Luta pela Valorização da Enfermagem, no SinSaúde, em São Paulo.

No evento, organizado pelo Fórum Estadual da Enfermagem 30 horas, foram discutidas as principais bandeiras de luta da categoria, como a mobilização pelas 30h/semanais, o piso salarial e o descanso para os profissionais da enfermagem.

Estiveram presentes a vice-presidente do SINDSERV, Lucinéa Mesquita, e a Técnica em Segurança no Trabalho, Priscila dos Santos, que foi convidada para falar sobre assédio moral. Em sua palestra, Priscila esclareceu aos participantes sobre como identificar uma situação de assédio, os principais sintomas apresentados pelas vítimas e quais os encaminhamentos que devem ser tomados, destacando a importância do trabalho desenvolvido pelo SINDSERV.

"Denunciar a prática do assédio moral é o melhor caminho que o trabalhador pode percorrer, afinal, é a saúde dele que está em jogo. Todos devem ter o conhecimento de como agir em uma situação assim", disse Priscila.

encontro SINSAUDE 17maio2016 priscila

Os demais palestrantes discorreram sobre a construção histórica e política da enfermagem, bem como seus principais desafios. Outra palestra importante foi "Atualização do Calendário Vacinal", da Enfermeira Marilúcia Moreira Silva Marcondes.

Também participaram do evento representantes do Coren/SP, ABEN-SP, Anaten/SP e SEESP. A CNTS (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde) apoiou o encontro.