Serviços Urbanos

Descaso com trabalhadores da Garagem da SU Caminho do Mar chegará ao fim

Na manhã de quinta-feira (23/02), ocorreu uma reunião Garagem SU, que contou com as presenças do Presidente do SINDSERV, José Rubem, da Diretora de Saúde e Segurança do Trabalho, Maria Lúcia, cipeiros do setor, engenheiros e Técnicos em Segurança do Trabalho da Prefeitura e trabalhadores do Departamento de Veículos e Equipamentos, para juntos pensarem em soluções que viabilizem o início das adequações apontadas em diversos relatórios e cobradas junto ao Ministério Público do Trabalho.
Essa ação é fruto de uma longa batalha contra a Administração Pública Municipal. A primeira vistoria foi realizada em abril de 2014, onde foram encontradas obras iniciadas no ano de 2009 e não finalizadas. Na oportunidade, o SINDSERV acionou a CIPA, que prontamente elaborou um relatório e o encaminhou à Administração para que ela assumisse suas responsabilidades e observasse as Normas Regulamentadoras.
Concomitante a essas ações o SINDSERV encaminhou inúmeros ofícios, realizou incansáveis reuniões, porém, nenhuma solução efetiva foi executada por parte da Administração para melhoria das condições de trabalho.
O Sindicato protocolou denúncia no Ministério do Trabalho, através de um pedido de fiscalização, que se transformou em um processo contra a Prefeitura, motivado pelas péssimas condições nas instalações prediais, além de outras diversas irregularidades, dentre elas, a ausência do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), falta dos Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC), má condição dos hidrantes, mangueiras e exaustores e falta dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI), que são obrigatórios por lei, para certificar a segurança do local e dos trabalhadores e para que os mesmos exerçam suas funções dentro dos padrões de segurança.
O SINDSERV continua de olho! Vamos acompanhar de perto a execução dessas adequações.

Situação na SU1 é insustentável

su1

Em nova vistoria, Sindicato avisa: vamos ao MPT para fechar a Garagem

Ainda em março deste ano, o SINDSERV, através de seu Departamento de Saúde e Segurança no Trabalho, realizou vistoria na SU1 - Departamento de Veículos e Equipamentos, a Garagem. Constatamos que o telhado estava em péssimo estado de conservação, uma grande quantidade de pombos e fezes do animal espalhadas por todo espaço, problemas nos armários das peças, na valeta de manutenção, nos setores de mecânica e tornearia, no vestiário e na caixa d'água.

O SINDSERV acionou a CIPA, que elaborou um relatório e o encaminhou à Administração para que ela assumisse suas responsabilidades, respeitando as Normas Regulamentadoras.

De lá para cá, nenhuma mudança substancial aconteceu e os trabalhadores continuam expostos a péssimas condições, com a saúde e a segurança em risco.

Diante deste quadro, o SINDSERV reuniu-se com o Secretário Adjunto de Serviços Urbanos que afirmou que "As obras na Garagem não estavam na lista de prioridades do Orçamento".

Para o SINDSERV, a saúde e a segurança dos trabalhadores é prioridade! Por isso, ficou estabelecido prazo até o dia 5 de janeiro para que a Administração apresente um plano de solução para os problemas encontrados no local, caso contrário, acionaremos Ministério Público do Trabalho, pedindo a interdição do espaço.

SINDSERV verifica reforma parada desde 2009 na SU 1

A situação está complicada na garagem do Departamento de Veículos e Equipamentos – SU 1 (Setor De Oficina). O telhado do local está em péssimo estado de conservação, sem contar diversos outros problemas que implicam na Saúde e Segurança dos trabalhadores.

Durante a visita, o SINDSERV encontrou um andaime, que está montado para a manutenção do telhado, desde o ano de 2009. "Até a data da visita, a manutenção não havia sido feita. A quantidade de pombos que infestam a garagem é assustadora, encontramos muitas fezes e penas de pombos no chão" conta a Diretora de Saúde e Segurança do Trabalho, Maria Lúcia Santos Marcelino.

O armário para guardar peças está em péssimo estado de conservação, têm problemas na valeta de manutenção, no setor de elétrica, no setor de câmbio, no setor de motos, na mecânica média, na mecânica leve, no setor de tornearia, no setor de motor, no vestiário. "Na caixa d'água constatamos a falta de manutenção em todo sistema, a tubulação e a tampa do reservatório de água estão corroídas por ferrugem, tem vazamento de água no sistema de encanação, o reservatório de água encontra-se em péssimo estado de conservação e higiene, e o local não possui refeitório", explica Maria Lúcia.

O SINDSERV acionou a CIPA, que já elaborou um relatório e o encaminhou à Administração para que ela assuma suas responsabilidades e respeite as Normas Regulamentadoras. "Todas as denúncias estão sendo apuradas por nossa Diretoria de Saúde e Segurança do Trabalhador. Esta gestão do SINDSERV prioriza a segurança e a saúde dos trabalhadores", finaliza o Presidente do Sindicato, Giovani Chagas.

Serviços Urbanos - SU

Ação do SINDSERV faz SU assumir compromissos na Garagem

Na edição #19 do SINDSERV Jornal, relatamos uma série de problemas que vêm ocorrendo na Garagem, Avenida Caminho do Mar, Rudge Ramos. O resultado foi a convocação de uma reunião entre o diretor do setor e o diretor do SINDSERV, Francisco Glauco Martins. Nela, a Administração assumiu os seguintes compromissos:

• TELHADO: segundo o diretor da Garagem, foram constatados problemas em treze telhas. O setor responsável pela manutenção já foi acionado e a SU assumiu o COMPROMISSO de resolver o problema até o início de janeiro.

SU

O SINDSERV quer saber como vai sua vida profissional!

participeO nosso Sindicato é o legítimo representante de todos os trabalhadores da Prefeitura de São Bernardo do Campo, tanto da ativa quanto aposentados. Somos, portanto, cerca de 19 mil trabalhadores e trabalhadoras, distribuídos em mais de 500 setores.

O SINDSERV tem priorizado o trabalho e a organização de base. Nossos diretores (onze pessoas apenas) têm visitado os setores e diálogado diretamente com a categoria. Além disso, criou as Comissões Sindicais Setoriais, que devem representar, assim que regulamentadas, um grande avanço na organização nos locais de trabalho.

Porém, com um número tão grande de setores e de trabalhadores, fica difícil conseguir falar diretamente com todos. É por isso que queremos convidar a cada um dos trabalhadores e trabalhadoras para que utilizem esta ferramenta tão importante que é o nosso site!

Queremos saber o que está acontecendo com você, em sua vida profissional. Por isso, caso haja qualquer tipo de problema específico em seu setor, não deixe de falar conosco. Vão aí algumas opções:

• Por telefone: ligue no 4345-1444 e peça para falar com um de nossos Diretores;
  • Pessoalmente: nossa sede fica na Rua Caetano Zanela, 90 - próximo ao Terminal Ferrazópolis da EMTU. Na sede funciona, também, o nosso Departamento Jurídico;
  • Por e-mail: clique em CONTATO no menu superior e preencha o formulário;
  • Denuncie para o Bernardo: nosso mais novo integrante do site e do SINDSERV Jornal, o Bernardo Campanha, está esperando sua manifestação! Clique aqui para saber como fazer;
  • Pelas redes sociais: você também pode falar conosco através do Facebook e do Twitter.

Não perca tempo! Existem inúmeras situações solucionadas por nossa Diretoria e pelos profissionais e assessores do Sindicato.