Trabalhadores obrigados a fruir horas que deveriam ser pagas em pecúnia, constrangimento para receber o vale-transporte, jornada 12×36 horas ainda sem regulamentação, ações na Justiça (que dependem do tempo do judiciário, enquanto os problemas se acumulam), baixos salários… Tudo isso já bastaria para imaginar o nível de estresse que tem envolvido o trabalho na Secretaria de Segurança Urbana. Mas, ainda é pior! Imagine um trabalhador nas condições descritas, que dedica sua vida a proteger a cidade e, quando chamado para uma ação, encontra veículos repletos de defeitos, devido ao tempo excessivo de uso.
São muitos os relatos de risco iminente aos GCMs e aos munícipes pela falta de manutenção nas viaturas. Pneus carecas, sirenes e giroflex quebrados, problemas mecânicos: esta é a realidade vivida todos os dias!
“Já passou da hora de se dar um basta nisso”, afirma o presidente Giovani Chagas. “Temos a obrigação de proteger nossos munícipes e o patrimônio público. Temos compromisso com nossa missão e coragem para enfrentar os desafios, mas precisamos de condições adequadas de trabalho e de tranquilidade para saber que, enquanto nos arriscamos nas ruas, nossas famílias estão amparadas por salários dignos e plano de carreira decente”, conclui Chagas.
O SINDSERV, além das ações jurídicas que vem movendo, tem colocado, através de seus diretores e das Comissões de GCMs e Vigilantes, todas as reivindicações na Mesa Permanente de Negociações. “Uma ferramenta importante que temos é a negociação, mas quando ela se esgota, somos obrigados a recorrer a outras, como a ação jurídica e ações políticas mais contundentes, como protestos e paralisações”, explica o GCM e Diretor da Fetam, Ketu Riahb.
Nosso Sindicato convoca a todos os trabalhadores e trabalhadoras à mobilização. Vamos usar todas as ferramentas disponíveis para garantir condições de trabalho e salários decentes.
PARTICIPE DAS MOBILIZAÇÕES:
22/10 • manhã
Reunião com o Secretário.
Na pauta: Jornada 12×36 – Progressão Horizontal, Adicional de Periculosidade – GCMs e Vigilantes, Mudança de Referência Salarial, Condições de trabalho, Equipamentos, Assistência psicossocial, Banco de Horas, Horas-extras e Vale-transporte.
22/10 • 18h00
Reunião no SINDSERV
Na pauta: apresentação do resultado da reunião com o Secretário e estratégias de mobilização
23/10 • 07h00
Manifestação na Câmara dos Vereadores
Na pauta: vamos levar nossas reivindicações ao conhecimento do Legislativo.