Assim a Diretora de Organização de Base e Sindicalização do SINDSERV, Arlene de Paula, define a aprovação da regulamentação dos Comitês Sindicais de Base, ocorrida no acordo coletivo da Campanha Salarial 2013. Para Arlene, a construção de um Sindicato cada vez mais forte passa pela organização e pleno funcionamento dos CSBs.
Os Comitês foram aprovados no Acordo Coletivo 2013, com a garantia de liberação do trabalho para até sessenta de seus membros, por até seis dias por ano, para o exercício de atividades sindicais. Eles vão substituir as Comissões Setoriais Sindicais, constituídas na gestão anterior do nosso Sindicato, determinantes para que ampliássemos a discussão sobre a importância da organização sindical nos locais de trabalho. “A experiência das Comissões Setoriais foi fundamental para que pudéssemos conquistar o reconhecimento legal dos Comitês Sindicais de Base”, defende Giovani Chagas, presidente do SINDSERV
Os Comitês terão regimento próprio e atuarão em sintonia com a direção do nosso Sindicato, contribuindo com a organização da categoria, fortalecendo a ação sindical e dando respostas mais rápidas e efetivas às demandas dos trabalhadores.
Um destaque importante feito pela Secretária Geral do SINDSERV, Cássia Tochetto, é quanto à capacidade de mobilização que passaremos a ter com o funcionamento dos CSBs: “Esta nova instância do nosso Sindicato vai ser fundamental para agilizar as mobilizações na categoria. Para isso, vamos investir na formação sindical e política de seus membros, oferecendo melhores condições para a atuação”, afirma Cássia Tochetto.