Os CSBs serão constituídos com representatividade dos Setores, aproximando o Sindicato aos servidores nos locais de trabalho. Os membros serão a extensão do SINDSERV dentro das bases
Nos dias 9 e 10 de setembro, representantes dos trabalhadores (as) de Segurança Urbana, Saúde e Educação se reuniram no 1º Seminário de Planejamento dos CSBs – Comitês Sindicais de Base.
Em março de 2013, o SINDSERV conquistou o direito à organização por local de trabalho, com o reconhecimento, por acordo coletivo e lei municipal, dos CSBs como órgãos de representação dos trabalhadores. “Os Comitês serão constituídos com representatividade dos trabalhadores nos locais de trabalho, aproximando mais o Sindicato das ações sindicais da base. Os membros dos CSBs serão a extensão do SINDSERV dentro das bases”, disse o nosso presidente, Giovani Chagas.
No primeiro dia do encontro, os participantes souberam um pouco mais sobre o que é o Sindicato, suas origens, para que ele serve, seu papel, a importância dos sindicatos no Brasil e dos CSBs. O encontro partiu do princípio de que o Sindicato não é a Diretoria, não é o prédio na Caetano Zanella, não são os carros de som, o Sindicato é a organização dos trabalhadores em seus locais de trabalho.
No segundo dia, os representantes conheceram o papel do Sindicato e dos CSBs, as atribuições dos Comitês e planejaram suas ações para o fortalecimento do SINDSERV. O Sindicato é um conjunto de servidores que lutam por melhorias, se não tiver união, não tem força. É preciso que atuem, acompanhem as atividades da Diretoria para que entendam o papel do Sindicato de defender, representar e atuar por nossa entidade.
Estes Comitês serão pioneiros e terão o papel de ajudar a organizar a atuação dos que ainda serão constituídos. Documentos ainda estão sendo escritos e realizaremos mais reuniões para definirmos suas atribuições dos CSBs. Vale ressaltar que o Comitê Sindical de Base jamais se constituirá em órgão de representação paralelo ao SINDSERV, sendo orgânico ao Sindicato. Os Comitês fortalecerão a organização sindical nos locais de trabalho, tornando mais ágil a mobilização e resolução das demandas da categoria. Somos mais de 18 mil trabalhadores, entre ativos e aposentados e, com os Comitês, a ação sindical será fortalecida.