Em defesa dos servidores e do serviço público de qualidade

26 anos de união e luta!

COMPARTILHE com os botões abaixo!

Neste 11 de janeiro de 2015, nosso Sindicato completa 26 anos.

Antes da Constituição de 1988, os trabalhadores da nossa cidade se reuniam de forma autônoma e livre na sede da Associação dos Funcionários Públicos de São Bernardo do Campo, que servia de ponto de encontro para esses servidores. Eles realizavam reuniões e discussões em torno de melhorias para os trabalhadores, que tinham como seus representantes a Diretoria da Associação, encarregada de negociar com os prefeitos e depois passar os recados para os servidores.

“Antes da fundação do nosso Sindicato, a Associação vivia cheia porque era o polo de informação”, contou Ernesto Luiz Chagas, hoje, membro da Direção do SINDSERV e do Comitê Sindical de Base dos Aposentados.

A nova Constituição, que garantiu o direito de sindicalização aos funcionários públicos, foi o “pontapé” inicial para a fundação do SINDSERV. Em 1988, vendo a necessidade da criação de uma entidade que representasse nossos trabalhadores e acabasse com a exploração, o servidor Álvaro Luiz Pina Guimarães, do Departamento de Cultura, escreveu e divulgou um manifesto para o início da legalização da entidade.

“Até antes da Constituição de 88, era proibida a sindicalização do servidor público e nós tínhamos um conselho na Associação que se chamava Conselho Funcional. Era um grupo que debatia os problemas das categorias, mas não tinha atribuição, nem a força legal de mobilização, então, levantávamos os problemas e as negociações eram feitas no lobby. Esse conselho era composto por pessoas com um nível mais alto de hierarquia na prefeitura e era chamado de conservador. Eu fazia parte dele há uns dois anos antes da Constituição e não gostava da forma que as coisas eram encaminhadas. Com a aprovação da Constituição, eu fiz um documento chamado Manifesto Pró-Formação do Sindicato e liguei para algumas pessoas que nós tínhamos como referências de lideranças e pedi autorização para colocar os nomes delas nesse documento, que teve no total uns 20 nomes. Fiz umas 1.500 cópias do manifesto e distribuí na prefeitura inteira. A partir disso, já comecei a fazer contatos, por exemplo com a Sandra Zocaratto, para nos encontrarmos para uma primeira reunião”, contou Álvaro Guimarães.

Esse grupo realizou a primeira reunião em uma sala grande na Associação, cedida pelo seu ex-presidente Eduardinho. “Fizemos umas duas reuniões e discutimos os encaminhamentos. Resolvemos fazer um seminário de dois dias, que foi um sábado e um domingo inteiros na Associação, para escrevermos o Estatuto. Lembro que peguei como base o Estatuto do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo, que hoje é do ABC, e convidei o antigo diretor Paulo Vidal, que era um cara super atuante. Foram dois dias de muita movimentação, diversas pessoas das bases, lideranças, e foi onde redigimos o primeiro estatuto e marcamos a data da primeira assembleia”, explicou Álvaro.

Em 11 de janeiro de 1989, em assembleia geral na Associação, com a presença de aproximadamente quatro mil servidores, onde quase mil já se filiaram, nasceu o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais e Autárquicos de São Bernardo do Campo! E junto com ele nasceu o Estatuto da Entidade e a responsabilidade de busca por melhorias e aumentos para o funcionalismo. Os trabalhadores tinham os salários baixos e precisavam de soluções para a recuperação de perdas.

Conforme anunciado pela Diretoria do SINDSERV, nossa programação em comemoração às nossas bodas de prata continua até o mês de abril.

COMPARTILHE através dos botões abaixo:

FILIE-SE AO SINDICATO!

Benefícios e descontos para você e sua família e apoio jurídico para seus direitos!