Confederações, federações e sindicatos de servidores públicos farão grande ato na sexta-feira (24/09) em Brasília para definir os próximos passos da categoria contra a votação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 32, que versa sobre a implantação da Reforma Administrativa, foi aprovada na comissão especial. O relatório da PEC 32 foi aprovado em comissão especial da Câmara dos Deputados nesta quinta-feira (23/09) e segue para votação entre os demais deputados. Com isso, torna-se ainda mais vital que nossa categoria esteja unida e manifestando todo o repúdio contra a reforma – inclusive informando a população como um todos, entre amigos e familiares sobre os riscos da reforma.
Para ser aprovada, a PEC precisa de 308 votos dos deputados e deputadas federais. Em São Bernardo do Campo, Alex Manente, um dos deputados que representam a cidade no Congresso e que é integrante da comissão especial da Reforma Administrativa, votou contra o servidor público. Ele foi um dos 28 parlamentares que deram aval para o projeto ser encaminhado para votação em plenário na próxima sessão da Câmara.
PEC – Em resumo, a proposta visa tirar de conquistas históricas de nossa categoria e direitos sociais do povo brasileiro e ampliar a possibilidade de contratação direta por meio de indicação política. Isso geraria um ‘batalhão’ de servidores prestando serviços diretos à classe política.
Dessa forma o serviço público poderá estar à mercê de quem estiver no poder, dando ainda mais privilégios à classe política e limitando a já desfavorecida população que necessita dos serviços públicos. Na ponta deste processo está o sucateamento de serviços básicos na Saúde, Educação, Segurança, entre outros. Abre-se assim, também, uma enorme brecha para a privatização de serviços que devem ser prestados de forma gratuita todos e todas nós.
Sob esse cenário, é de importância manifestarmos o repúdio à PEC 32 e pressionarmos os deputados federais para que a reforma seja derrubada.
Confira a votação completa da Comissão Especial da Reforma Administrativa:
Votaram sim (28)
Sergio Souza (MDB-PR)
Votaram não (18)