No próximo sábado, 12 de julho, começa a primeira aula do curso gratuito “Carlos Marighella: vida e obra de um revolucionário brasileiro”, com a presença de Manuel Cirillo, que foi membro da Ação Libertadora Nacional (ALN).
O curso, com horário das 8h às 17h, tem como objetivo a busca da recuperação da memória e da história de luta de um revolucionário e de uma organização que lutaram contra o oportunismo, o reformismo e o sectarismo, que podem nos trazer importantes lições para a análise da atual conjuntura da luta de classes no Brasil.
A primeira aula, no dia 12/07, será na Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT, na Avenida Antártico, nº 480 – Jardim do Mar, São Bernardo do Campo. Todas as outras serão no Centro de Formação Celso Daniel, do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.
Faça sua inscrição através do e-mail ncm.mst@gmail.com, coloque o nome, movimento/organização, telefone e email. Após a inscrição, os textos para discussão nesta primeira aula serão enviados por e-mail. As inscrições devem ser feitas até quinta-feira, 11 de julho. Vale lembrar que as vagas são limitadas.
Já estão inscritos jovens de movimentos populares, do movimento sindical e estudantes/militantes da região do Grande ABC.
“Muitos falam bem de atuação de Marighella, mas nós decidimos conhecer mais profundamente essa história de resistência e de coerência na defesa de determinados princípios, mesmo em condições bastante desfavoráveis. É nossa homenagem à Marighella. Conhecer a sua vida, o seu exemplo e a sua obra teórica. Aguardamos todos na abertura do curso, ansiosos para celebrar esta aliança entre o Núcleo Carlos Marighella do MST (ABCDMRR)/ENFF e o movimento sindical da região, fato que nos anima a seguir na luta pela unidade entre os trabalhadores do campo e da cidade”, disse o professor Marcelo Buzetto.
O curso está sendo organizado pelo Movimento Dos Trabalhadores Rurais Sem Terra-MST (Núcleo Carlos Marighella MST No ABCDMRR/SP),Juventude Metalúrgica do ABC, Escola Nacional Florestan Fernandes – ENFF, Sindicato dos Servidores Públicos de SBC, Sindicato dos Servidores Públicos de Santo André, Sindicato dos Servidores Públicos de Diadema e Sindicato dos Professores do ABC.
Confira abaixo a programação do curso.