Em defesa dos servidores e do serviço público de qualidade

Prefeitura deixa base da GCM no Paço abandonada; direção do Sindserv é impedida de fazer vistoria

Share on linkedin

Um dos principais pontos de suporte da GCM de São Bernardo do Campo no Centro está completamente abandonado pela prefeitura. A base da guarda no Paço Municipal encontra-se em estado inviável de trabalho para os guardas que atuam na zona central da cidade. De acordo com registros fotográficos recebidos pelo Sindserv SBC, a estrutura, que deveria abrigar e oferecer condições adequadas para o contingente da guarda, está ‘caindo aos pedaços’.

Em setembro uma equipe do Departamento de Segurança do Trabalho do sindicato esteve no local, mas foi impedida de realizar uma fiscalização do espaço. Mesmo do lado de fora, ficou constatada a gravidade da situação: vazamentos de canos de esgoto, sujeira e situação imprópria para os guardas, que utilizam os banheiros para banho.
O Sindserv SBC também teve acesso a fotos que constatam a precariedade da estrutura física oferecida aos servidores e servidoras. De acordo com relatos dos trabalhadores, a situação é ainda pior quando chove na região central.
De acordo com as Normas Regulamentadoras relativas à segurança e medicina do trabalho, a prefeitura é obrigada a condições mínimas de higiene e de conforto no local de trabalho, além de instalações sanitárias em condições de conservação, limpeza e higiene, vestiários e chuveiro, no caso da GCM.