Em defesa dos servidores e do serviço público de qualidade

Sede do Sindserv recebe a exposição “O tempo presente e a antiutopia”, de Rubens de Souza

COMPARTILHE com os botões abaixo!

No ano em que a Semana de Arte Moderna de São Paulo completa 100 anos o SINDSERV SBC convida os trabalhadores e trabalhadoras do setor público e toda a população de nossa cidade para uma exposição que nos faz refletir sobre o tempo presente, marcado, como destaca o artista “pela violência, intolerância, desumanização, preconceito, xenofobia, transfobia predominância de estereótipo, segregação, inimizade e extermínio”.

Se por um lado a Semana de 22 provoca uma reflexão sobre o elitismo e o conservadorismo daqueles tempos, e sua implicações para a construção de uma “identidade nacional” (com desdobramentos já nos anos 40), por outro, o movimento proposto por Rubens é o de investigar e refletir sobre “a decolonialidade no Brasil e as práticas hegemônicas que ampliam pensamentos e ações, em diferentes segmentos sociais, como no setor econômico, social, cultural e religioso”. E reforça que o pensamento decolonial “revigora o conhecimento e o reconhecimento dos protagonistas que mantêm a riqueza das elites e da burguesia brasileira, na estrutura neoliberal, conservadora e excludente”.

Ao explorar a gargalheira, espécie de instrumento de ferro ou madeira para sujeitar homens e mulheres escravizados, Rubens enfatiza as correntes políticas, procedimentos, intensões que “forjam a verdade e sufocam o real significado de utopia”, prendendo os trabalhadores e trabalhadoras “nas correntes do empobrecimento”.

A exposição estará disponível a visitação entre os dias 15 de fevereiro e 15 de março, das 9h às 18h.

*Rubens é artista visual, professor e pesquisador, reside em São Paulo. Mestre em Educação. Licenciado em Artes Plásticas, foi também diretor sócio da Artimagem Publicidade e Propaganda. Atualmente coordena o curso de Artes Visuais da Universidade Metropolitana de Santos, além de elaborar expressões artísticas em técnicas diversificadas.

COMPARTILHE através dos botões abaixo:

FILIE-SE AO SINDICATO!

Benefícios e descontos para você e sua família e apoio jurídico para seus direitos!