A pauta, que será encaminhada à mesa de negociação estabelecida com a prefeitura em 2022, possui 9 itens. O documento será protocolado junto à administração na sexta-feira (16/12), com uma série de mobilizações junto à categoria já programadas ao longo do primeiro trimestre de 2023.
DIEESE: a assembleia da Campanha Salarial 2023 contou mais uma vez com o apoio do DIEESE (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos), que apresentou ao Sindserv SBC e aos servidores e servidoras um estudo detalhado dos indicadores orçamentários da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) de São Bernardo do Campo para o próximo ano. De acordo com o DIEESE, o município possui margem suficiente no orçamento para negociação de reajuste aos servidores e recomposição do poder de compra. Segundo o levantamento, a prefeitura possui índice de 28,96% na LRF, distante do 51,3%, considerado o limite prudencial.
Fortalecimento da mesa permanente de negociação entre o SINDSERV SBC e o governo. As pautas de interesse do servidor devem ser debatidas com o SINDSERV SBC antes de ser apreciada pela câmara.
2.2 Considerando o período de referência (março de 2022 a fevereiro de 2023) para a campanha salarial do presente ano, com data-base em 1º de março – e apenas para reposição, sem aumento – teríamos um índice estimado de reposição de perdas inflacionárias de 5,41%, segundo o INPC.
2. ABONO DE NATAL – Abono de Natal, por matricula, no valor da cesta básica calculada pelo DIEESE no mês de dezembro, a todos os trabalhadores/as ativos e inativos (com e sem paridade) da administração direta, indireta e autarquias.
Reajuste do valor do auxílio transporte para todos trabalhadores com pagamento de no mínimo o valor de duas passagens por dia (ida e volta).