Em defesa dos servidores e do serviço público de qualidade

Servidores protestam contra o fechamento da EMEB Espaço Cidadania

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

O fechamento da EMEB Espaço Cidadania, no Centro, gerou uma onda de insatisfação entre os servidores públicos municipais ligados à Educação de São Bernardo. Nesta segunda-feira (14), um grupo de funcionários e alunos realizou protesto em frente à Secretaria Municipal de Educação contra a medida do prefeito Orlando Morando.

Na semana passada, sem aviso prévio ou discussão com professores e alunos, o chefe do Executivo decidiu fechar o espaço, voltado para o ensino de jovens e adultos em período integral. O fato gerou grande comoção entre os educadores da rede e alunos. “A secretaria (de Educação) deveria entender que estamos vivendo um momento diferente. A qualidade do ensino precisa ser priorizada. Educação não pode ser tratada dessa forma”, criticou Marlene Matias, presidente do Sindserv SBC. Além do sindicato, o Fórum Municipal de Educação de São Bernardo do Campo também realizou mobilização no local.

O espaço atende cerca de 400 alunos por semestre, entre eles pessoas com necessidades especiais. De acordo com informações dos profissionais que atuam na EMEB, o local será desativado para que a Secretaria de Saúde, que já está lotada no mesmo prédio, ocupe totalmente as instalações. Com isso, alunos e professores serão realocados.

“Vamos dar um recado direto ao prefeito. Enquanto (a administração) não voltar atrás, vamos continuar nos manifestando”, afirmou Dinailton Cerqueira, diretor do sindicato. Após a manifestação de hoje, sindicato e fórum retomam a mobilização dos servidores na terça e na quarta-feira, na Praça da Matriz e no Paço Municipal, às 12h, respectivamente.

Deixe um comentário