Durante o Congresso Nacional da Central Única dos Trabalhadores (CUT) em outubro de 2023, foi deliberada uma Marcha dos (as) trabalhadores (as) para Brasília. *A marcha será no próximo dia 22 de maio de 2024. O objetivo da manifestação é demonstrar unidade da classe trabalhadora junto aos poderes da nação para que adotem uma agenda de trabalhos que amplie o desenvolvimento econômico e social do país. Nesta perspectiva, o SINDSERV SBC estará presente na Marcha dos trabalhadores (as) que propõe as revogações de leis e reformas implementadas no governo Michel Temer e Jair Bolsonaro que foram antagônicas aos direitos dos (as) trabalhadores (as):
- Reforma trabalhista;
- Lei das terceirizações de serviços;
- Reforma da Previdência.
Para os (as) servidores (as) públicos, há outras pautas fundamentais de reivindicações que são:
- A retirada de discussão da Proposta de Emenda Constitucional 32, conhecida como Reforma Administrativa, proposta pelo governo de Jair Bolsonaro, que ameaça os (as) servidores públicos e prestação de serviços essenciais que são direitos à população.
- Regulamentação da Convenção 151, que garante aos (as) servidores (as) o direito à negociação coletiva, a manutenção dos recursos destinados à Educação e à Saúde, reajuste salarial digno, reestruturação de carreiras, realização de concursos públicos, garantia do piso salarial para profissionais da Educação e da Enfermagem, e o fim da contribuição previdenciária para aposentados, além do descongelamento do tempo de serviço afetado pela pandemia, com a revogação da Lei Complementar 173.
Será uma jornada de luta pela reconstrução do Brasil na qual os (as) servidores (as) poderão mostrar a centralidade do seu trabalho como garantidores dos direitos básicos sociais estabelecidos na Constitucional Federal de 1988.