Mais uma vitória foi conquistada pelos servidores da Educação municipal de São Bernardo. Após meses de mobilização da categoria em conjunto com o Sindserv SBC, a Prefeitura de São Bernardo do Campo recuou e anunciou nesta terça-feira (01/06) que vai vacinar para todos os profissionais da rede municipal. O recuo ocorreu com a divulgação da rede 201/2021, que anunciou a imunização da COVID-19 para todos os profissionais das unidades escolares e Secretaria de Educação.
A medida vem de encontro com uma série de medidas adotadas pelo sindicato junto ao funcionalismo, entre elas a ação civil coletiva que pedia a não retomada das atividades presenciais na rede municipal, a criação do manifesto coletivo com entidades sociais da educação pela vacinação de todos os profissionais do magistério antes do retorno às aulas presenciais, além de toda a mobilização que foi realizada com a categoria.
As incoerências e mentiras ditas pelo prefeito em suas lives, em que dizia haver a necessidade de retorno das aulas, mas não garantia a segurança total dos servidores e os comparava a outros trabalhadores que não tiveram seu ritmo de trabalho alterado por conta da pandemia, vieram por água abaixo com o anúncio da vacinação para todos e todas.
Além de não termos ambientes totalmente seguros contra o coronavírus nas escolas, ainda poderíamos transformar os espaços em grandes polos de disseminação da COVID-19. Sem contar a enorme quantidade de profissionais que foram infectados, conforme divulgado na pesquisa realizada pelo Sindserv SBC, e mortos vítimas da pandemia – esses, infelizmente, divulgados semanalmente em nossos canais de comunicação.