O CRAVI (Centro de Referência e Apoio à Vítima) tem como missão promover o reconhecimento e o acesso aos direitos das vítimas de violência, visando à consolidação dos direitos humanos e o exercício da cidadania, onde oferece orientação e atendimento social, psicológico e jurídico a população. O atendimento é realizado por uma equipe multidisciplinar formada por psicólogos, assistentes sociais e defensores públicos.
O CRAVI disponibiliza espaço sigiloso e acolhedor para apoiar, escutar e cuidar do sofrimento causado pela violência. Através do atendimento presencial e de outras ações, o programa busca facilitar o acesso a informações, orientação jurídica e serviços públicos.
A assistência às vítimas auxilia no desenvolvimento de recursos psíquicos que proporcionem atitudes positivas frente às consequências da violência e promove a reconstrução de laços sociais, a confiança na Justiça e o exercício da cidadania.
O CRAVI identifica os problemas enfrentados pela vítima e a direciona para o tratamento no próprio centro ou nas instituições parceiras do programa.
Como é o atendimento
As vítimas de violência (urbana, sexual e doméstica) ou seus familiares, podem entrar em contato com o CRAVI e agendar um atendimento. Eles serão acolhidos por uma equipe multidisciplinar, que fará um diagnóstico preliminar e os encaminhará para as instituições de atendimento especializado.
Os casos de violência com resultado morte (familiares de vítimas de homicídio e latrocínio), ou cuja gravidade demande uma atenção especial, poderão receber atendimento especializado no CRAVI.
O programa também dispõe de dispositivos grupais de atendimento e palestras temáticas. Todos os casos têm uma equipe de referência, que será responsável pelo seu acompanhamento desde o ingresso até o arquivamento.
CRAVI
Rua: Planalto, 106- Rudge Ramos
CEP 09641-060 – São Bernardo do Campo /SP
Telefone: 4366-5565
E-mail: cravigrandeabc@justica.sp.gov.br
Home Page: www.justica.sp.gov.br