O Sindserv SBC vem recebendo denúncias de servidores e servidoras ligados à Secretaria Municipal de Educação dando conta da falta de número suficiente de funcionários para cumprir com as medidas sanitárias de combate à COVID-19 no retorno às aulas.
Desde a retomada das aulas, na última segunda-feira (02/08), a direção do sindicato tem recebido mensagens de funcionários da Educação apontando problemas com pessoal de apoio e terceirizados para atender a demanda de limpeza nas unidades escolares, além da falta de previsão de chegada de mais pessoas para auxiliar o serviço de limpeza.
“Isso tudo dificulta o cumprimento dos protocolos de segurança que garantem a preservação da vida dos funcionários e dos alunos”, afirma um servidor, que preferiu não se identificar com medo de represálias. Diante das denúncias e do grave cenário, o Sindserv SBC encaminhou ofício ao gabinete da Secretaria de Educação e questionou a direção da Pasta, pedindo esclarecimentos sobre os problemas apontados.
No documento também foi solicitado que as escolas tenham número de profissionais de apoio suficiente para garantir que os protocolos de segurança sejam cumpridos, além de garantir que os profissionais que estão atuando na limpeza das escolas não sejam sobrecarregados.
Canal de denúncias: O servidor possui canal de denúncia durante a pandemia. É possível encaminhar queixa diretamente para o Ministério Público do Trabalho pelo link http://www.prt2.mpt.mp.br/…/ptm-sao-bernardo-do…/sobre, e ainda para o Ministério Público do Estado de São Paulo, através do e-mail pjsaobernardodocampo@mpsp.mp.br.