Comando responde a reivindicações do SINDSERV e assume compromissos com a categoria
Nosso Sindicato, representado por sua Diretoria e pelos membros da Comissão Sindical Setorial da GCM, reuniu-se com o Comandante e o Sub-Comandante da Guarda Civil Municipal, no dia 26 de novembro, para debater uma série de reivindicações urgentes, demandadas pelos trabalhadores e pela Comissão Sindical Setorial da GCM.
O Comando respondeu a todas as sete reivindicações, apresentadas anteriormente através de ofício, e comprometeu-se a promover encaminhamentos que, caso sejam realmente efetivados, promoverão importantes avanços aos trabalhadores.
Foram estipulados alguns prazos para a execução destes compromissos e nosso Sindicato vai ficar de olho para que eles realmente sejam implementados.
Veja o que foi reivindicado e quais os compromissos assumidos:
• GRATIFICAÇÃO CICLISTA
Para o SINDSERV, a função de ciclista na GCM configura trabalho de condutor de veículo e, portanto, os trabalhadores devem ter direito a gratificação por este serviço.
A SSU concordou e assumiu o compromisso de viabilizar o pagamento da gratificação a partir de fevereiro de 2013. Em relação ao pagamento retroativo, ainda há algumas dúvidas em virtude de um questionamento feito pela Procuradoria Geral do Município.
• ASSISTÊNCIA PSICOSSOCIAL
O SINDSERV apontou a necessidade de se esclarecer aos trabalhadores da GCM qual é o papel deste serviço e sua importância na melhoria das nossas condições de trabalho e de saúde.
A SSU assumiu o compromisso de realizar palestras e outras atividades no Centro de Formação e nas Inspetorias.
• REGULAMENTAÇÃO DA JORNADA 12×36 HORAS
O nosso Sindicato cobra a implantação da jornada, conforme regulamentação da Justiça, com a implementação da folga quinzenal. Foi sugerido que o impasse criado pela Administração neste caso tivesse a GCM como exemplo para implantação da jornada.
A SSU assumiu o compromisso de aprofundar o estudo sobre a questão e retomar a discussão deste ponto na segunda quinzena de janeiro.
• DESCONTO DE HORAS-CRÉDITO AO APRESENTAR ATESTADO
O SINDSERV apresentou a preocupação com reclamações de alguns trabalhadores, que afirmaram que estaria havendo desconstos nos salários a partir da apresentação de atestados médicos.
A SSU informou que apenas não estão computando as horas-crédito referentes ao período dos atestados, mas que não há desconto nos salários.
• FORNECIMENTO DE REGIMENTO DE UNIFORME
Para evitar constrangimentos, o SINDSERV reivindicou que os GCMs tivessem acesso ao regimento de uniforme.
A SSU comprometeu-se a produzir e entregar, em janeiro de 2013, um livreto de bolso contendo a cópia completa do Estatuto da GCM e do regimento de uniforme.
• MELHORIAS NA REDE DE RÁDIO DE COMUNICAÇÃO
Para o bom desempenho do serviço prestado à população e para segurança dos próprios GCMs, é fundamental que haja um sistema de comunicação eficiente. Por isso, o SINDSERV reivindica a instalação de, pelo menos, mais duas repetidoras, além da que foi instalada recentemente, e a aquisição de rádios digitais/portáteis.
A SSU instalou uma repetidora no Jardim Limpão e assumiu o compromisso de estudar a viabilidade de atendimento às outras reivindicações (instalação de mais duas repedidoras e rádios digitais).
• TEMPO DE VALIDADE DE ORDEM DE SERVIÇO
O SINDSERV relatou os problemas causados pela cobrança de ordens de serviços antigas e que muitas vezes os trabalhadores não se recordam das mesmas.
Os representantes da SSU assumiram o compromisso de divulgar, mensalmente, as OSs em vigência e citar as que perderam a validade.